Programas Vereador Mirim e Lideranças do Futuro atendem mais de 80 estudantes em NH

A EJERS atendeu, nesta terça-feira (16), na Câmara Municipal de Novo Hamburgo, a maior das turmas de estudantes que participam do Projeto Vereador Mirim, promovido pela Escola do Legislativo local, em parceria com o Programa Lideranças do Futuro, do TRE-RS. Cerca de 80 alunos do Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig ouviram atentos as explicações trazidas pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, e pela chefe da Seção de Programas Institucionais da EJERS, Débora Vicente, sobre o Poder Legislativo municipal, cidadania, processo eleitoral brasileiro, prejuízos trazidos pelas fake news e a representatividade da mulher na política.

Débora alertou, por exemplo, que a Arábia Saudita foi o último país a permitir o voto feminino e, mesmo assim, tem mais mulheres eleitas que no Brasil. "Por isso, nós somos o pior país para nascer e se desenvolver como mulher na América Latina. Porque não temos representantes do sexo feminino para criarem políticas públicas apropriadas", destacou.

Após as palestras, os estudantes puderam experimentar fazer votos em urnas eletrônicas oficiais da Justiça Eleitoral. Em breve, haverá eleições dos vereadores mirins da cidade, representando cada escola que participa do projeto.

O Programa Lideranças do Futuro é promovido pelo TRE-RS em parceria com escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul.


maria carolina NH palestra 7


plateia NH 2


debora palestra NH 8


debora palestra NH 9


estudantes votam nas urnas NH 2


Última atualização: quarta-feira, 17 mai 2023, 15:49