Vereadores mirins de Canoas são eleitos em votação com urnas eletrônicas

Em mais uma parceria da Justiça Eleitoral com câmaras municipais, a Escola do Legislativo de Canoas promove o Projeto Vereador Mirim – uma parceria com o Programa Lideranças do Futuro do TRE-RS, coordenado pela EJERS. Nesta segunda (10), foi realizada a eleição dos 29 estudantes, entre titulares e suplentes, que ocuparão os cargos de vereadores mirins no município.

O processo eleitoral ainda será concluído com a diplomação dos eleitos, que deve acontecer na sede do Tribunal, oportunizando que os jovens conheçam também a estrutura da Casa. Após essa etapa, os parlamentares mirins passarão a atuar junto ao legislativo municipal, levando as demandas de suas comunidades escolares e aprendendo sobre política e sobre o funcionamento da Câmara.

No total, oito instituições de ensino municipais participam do projeto. Cerca de 2 mil estudantes tiveram seu primeiro contato com eleições em urnas eletrônicas neste pleito.

Nas semanas anteriores, os alunos – todos dos últimos anos do ensino fundamental – assistiram a palestras realizadas por servidores da Justiça Eleitoral e da Escola do Legislativo sobre temas como democracia, cidadania e voto eletrônico, e sobre o trabalho dos vereadores da cidade.

A eleição foi realizada concomitantemente nas oito escolas, em uma só data - nesta segunda (10) -, das 10h às 17h, e transcorreu com muita tranquilidade, não tendo sido registrada nenhuma ocorrência. Ao final da votação, os mesários e os servidores da Justiça Eleitoral e da Câmara que acompanhavam o processo emitiram os Boletins de Urna e divulgaram os resultados do pleito em cada uma das instituições.

Fotos: Bruna Ourique/CMC e servidores da JE


votacao canoas 1


votacao canoas 2


votacao canoas 3


votacao canoas 4


votacao canoas 5


votacao canoas 6


votacao canoas 7


votacao canoas 8


votacao canoas 9


votacao canoas 10


Última atualização: quinta-feira, 13 jul 2023, 18:41