Histórias da JE, da Revolução de 1923 e do Castelo de Assis Brasil encerraram segundo dia do Seminário "100 Anos do Pacto de Pedras Altas"

O segundo dia do Seminário "100 Anos do Pacto de Pedras Altas" foi encerrado com os depoimentos do jornalista Eduardo Bueno e do presidente da Associação do Castelo de Pedras Altas, Luiz Carlos Segat, e com a palestra do Prof. Dr. Juremir Machado da Silva, jornalista e pesquisador da área da comunicação.

Bueno comentou sobre o projeto "Pílulas de História da Justiça Eleitoral", que realizou em parceria com o TRE-RS, por meio da EJERS. Trata-se de uma série de vídeos produzidos para as redes sociais do Tribunal e da Escola sobre os diversos aspectos históricos e sociais que conduziram ao contexto de criação da Justiça Eleitoral (JE).

Segat deu um depoimento carregado de emoção acerca de sua decisão de adquirir o Castelo, seu estudo sobre a biografia de Joaquim Francisco de Assis Brasil - idealizador e primeiro proprietário do local, onde o Pacto foi assinado, em 1923, e considerado o patrono da JE – e sobre as relíquias históricas guardadas na propriedade.

Logo após, Silva proferiu uma palestra baseada na obra que lançou recentemente, "Cem anos da Revolução de 1923 - História, mídia e cultura", na qual - sob sua organização e do Prof. Dr. Álvaro Larangeira - pesquisadores do Grupo de Tecnologias do Imaginário do PPGCOM/PUCRS vasculharam em fontes hemerográficas e literárias novas perspectivas, representações e imaginários sobre a Revolução. Em sua fala acerca da pesquisa, o jornalista analisa as coberturas das revistas estadunidenses Currenty History e Time, dos periódicos nacionais Correio da Manhã, Estado de São Paulo e Correio Paulistano e do jornal regional Gazeta de Alegrete – cidade-chave do conflito –, além do livro O Arquipélago, da trilogia O Tempo e o Vento, do escritor Erico Verissimo.

O Seminário "100 Anos do Pacto de Pedras Altas" foi promovido pelo TRE-RS nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, nas cidades de Pelotas e Pedras Altas, no sul do Estado.


Peninha 100Pacto


Segat 100Pacto


Relíquias 100Pacto


Juremir 100Pacto


Juremir 100Pacto 2

Última atualização: terça-feira, 19 dez 2023, 19:00