Vereadores Mirins de Novo Hamburgo recebem diplomas de eleitos

Vinte jovens parlamentares, entre titulares e suplentes, da IV Legislatura do Projeto Vereador Mirim foram diplomados pela Justiça Eleitoral do RS, em solenidade realizada na sessão plenária desta quarta (16), na Câmara Municipal de Novo Hamburgo.

Autoridades, comunidade escolar e familiares prestigiaram o evento. A presidente do TRE-RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, destacou que a democracia é um dos valores mais importantes de uma sociedade organizada. "Ela se constrói dia a dia, não somente em dia de eleição e principalmente dentro de cada um de nós. Isso deve ser valorizado desde a infância", apontou.

A desembargadora falou diretamente aos jovens eleitos. "Vocês passaram por um processo eletivo e foram escolhidos vereadores mirins. Aqui na Casa, aprenderão como se fazem as leis e como podem contribuir para a melhoria de vida daqueles que convivem com vocês. Este é o trabalho das instituições, garantir os direitos dos cidadãos", afirmou.

O presidente da Câmara, Fernando Lourenço, saudou a continuidade do projeto e atuação firme e viabilizadora da diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen. O vereador também destacou a parceria com o TRE-RS, que proporcionou que as eleições nas setes escolas participantes - das redes municipal, estadual e privada - fossem realizadas com urnas eletrônicas. "Este projeto é de extrema relevância para esta Casa por contribuir para a formação cidadã e incentivar a participação política de crianças e jovens", salientou.

O ato de compromisso dos vereadores mirins foi conduzido pelo presidente Lourenço e a entrega dos diplomas realizada pela presidente do TRE-RS, desa. Kubiak; pela ouvidora de Gênero e Diversidade do TRE-RS, desa. Patrícia Oliveira, e pelos juízes eleitorais Juliane Lopes e Adriano Parolo.

O coordenador da EJERS, Carlos Vinicios Cavalcante; a chefe da Seção de Programas Institucionais da EJERS, Débora Vicente; a chefe de Cartório da 76ª Zona Eleitoral, Angela Menezes; e a chefe de Cartório da 172ª ZE, Denise Neumann, acompanharam a Diplomação da Tribuna de Honra.

geral veradores mirins NH

Desa Vanderlei fala NH

Juramento Vereadores Mirins NH

Desa Vanderlei entrega diploma NH

Ouvidora entrega diploma NH

Vereadora entrega diploma NH

EJERS na tribuna NH

Vereadora mirim NH

Vereadora mirim NH 2

Geral diplomação mirins NH


Texto adaptado da CMNH
Fotos: Daniele Souza/CMNH

Última atualização: segunda-feira, 21 ago 2023, 17:38