Evento debate a participação feminina na política

geral evento liderança feminina


Na tarde desta sexta-feira (22), foi realizado, no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul - TRE-RS, o seminário “Participação Feminina na Política e Liderança em Órgãos Públicos: Há Algo em Comum ?”.

O evento contou com a presença da presidente da instituição, a desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, e do diretor da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), o desembargador Jorge Luís Dall'Agnol, e teve como palestrantes a ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dra. Maria Claudia Bucchianeri; da diretora-geral do Senado Federal, Dra. Ilana Trombka; e da professora universitária, Joice Nielsson.

A primeira convidada foi a Dra. Ilana Trombka, que fez uma ampla análise sobre a "Participação feminina e liderança em órgãos públicos". Lamentou a baixa representatividade feminina na política, porém, comemorou o fato de ter aumentado o número de mulheres em cargos de liderança. Exibiu ainda dados estatísticos e apresentou a proposta de uma alteração legislativa que defenda a reserva de cadeira no parlamento, ao invés, de reserva de candidatura.

Em seguida, de forma virtual, a Dra. Maria Claudia Bucchianeri, ao falar sobre “Participação feminina na política: dos mecanismos de incentivo ao combate à fraude à cota de gênero”, lamentou o fato de que, apesar de existir a obrigatoriedade de os partidos reservarem 30% para candidaturas femininas, muitas vezes essa determinação não é cumprida, Por isto, ela concorda com Dra. Ilana Trombka sobre a necessidade de uma alteração legislativa que defenda a reserva de cadeira no parlamento, ao invés, de reserva de candidatura.

Por fim, a Dra. Joice Nielsson ao expor o painel "Repensando os espaços do poder: construindo pontes para uma sociedade mais igualitária", analisou que é o estereótipo que causa a estrutura desigual entre mulheres e homens. Para que haja uma maior representatividade feminina, é necessário que haja uma mudança no pensamento de que são só os homens que são capazes de tomar decisões.

O Seminário “Participação Feminina na Política e Liderança em Órgãos Públicos: Há Algo em Comum?, foi transmitido, ao vivo, pelo Canal EJERS, no YouTube.


debatedoras evento lideranças femininas


Texto: Rodolfo Manfredini (ASCOM/TRE-RS)
Imagem: Gabriel Albuquerque (ASCOM/TRE-RS)
Supervisão: Jefferson Wilson (ASCOM/TRE-RS)
Coordenação: Cleber Moreira (ASCOM/TRE-RS)


Última atualização: quarta-feira, 27 set 2023, 14:33