EMEB Monteiro Lobato, de NH, participa de projeto com TRE-RS e Câmara Municipal

Na terça-feira (4/4), estudantes de 5º e 8º anos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Monteiro Lobato, de Novo Hamburgo, acompanharam as palestras da diretora da Escola do Legislativo Municipal, Maria Carolina Hagen, e da chefe da Seção de Programas Institucionais da EJERS/TRE-RS, Débora Vicente. Elas detalharam o processo eleitoral e mostraram qual é o papel da política e do Parlamento nos rumos da cidade e na vida dos cidadãos. Ao final, os jovens puderam experimentar fazer votos em urnas eletrônicas oficiais, instaladas pelo TRE-RS no local. A iniciativa é uma parceria entre os projetos Vereador Mirim, da Câmara Municipal, e Lideranças do Futuro, do Tribunal.
Participante pela segunda vez, Elisabeth Peralta, professora de Português, lembrou como projetos dos estudantes nas edições anteriores foram bem pertinentes para a comunidade. Entre eles citou melhoria proposta a uma praça, incitada por ideia apresentada no Vereador Mirim. “Esse novo grupo se espelha nisso para continuar o trabalho. A maioria nunca tinha entrado na Câmara de Vereadores. Isso é uma vivência que eles levam para a vida, muito mais do que um conteúdo que tu explicas em sala de aula”, comentou. Ela revelou que já há esboços de proposições sendo debatidos para apresentação em momento oportuno. Da plateia, ao ser questionado pela diretora da Escola do Legislativo, o aluno do 8º ano Erick Gustavo Nericke, de 13 anos, antecipou qual será sua proposta, se eleito parlamentar: arrumar a calçada próxima à escola para torná-la mais acessível a cadeirantes.

Em sua exposição, Maria Carolina ressaltou que a presença dos jovens no Parlamento se configura como uma efetiva participação na vida política de Novo Hamburgo. Ela explicou às turmas que o envolvimento com a temática, presente no dia a dia de todas as pessoas, não se limita ao ato de escolher alguém para representá-los no Executivo ou Legislativo. Segundo ela, estar ciente de que a política não se trata de algo ruim ou distante é um dos principais ensinamentos que o grupo deveria absorver.

Débora Vicente falou aos estudantes sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral e da democracia representativa no Brasil. Ela ressaltou que o país possui 213,3 milhões de habitantes e cerca de 150 milhões de eleitores. Explicou que podem exercer o direito de votar todos os brasileiros natos ou naturalizados, com mais de 16 anos, que fizerem sua inscrição eleitoral. A servidora do TRE-RS mostrou a urna eletrônica e discorreu sobre a evolução do voto no Brasil, enumerou ainda as importantes conquistas femininas na sociedade e na política, desde o direito a frequentar a escola até o direito a votar, o que só aconteceu no Brasil em 1932. Também enfatizou a necessidade de uma maior participação das mulheres na política.

Além da participação dos futuros eleitores, as palestras foram acompanhadas por vereadores hamburguenses e representante da Secretaria Municipal de Educação (Smed).


Texto: adaptado de material da CMNH

Imagens: Daniele Souza/CMNH


maria carolina palestra a estudantes


debora palestra com alunos


alunas experimentam urna


alunos com likes


urninhas de papel


alunos participam de dinâmica


aluno lê cartilha



Última atualização: segunda-feira, 10 abr 2023, 16:24