EMEB Monteiro Lobato, de NH, participa de projeto com TRE-RS e Câmara Municipal
Em sua exposição, Maria Carolina ressaltou que a presença dos jovens no Parlamento se configura como uma efetiva participação na vida política de Novo Hamburgo. Ela explicou às turmas que o envolvimento com a temática, presente no dia a dia de todas as pessoas, não se limita ao ato de escolher alguém para representá-los no Executivo ou Legislativo. Segundo ela, estar ciente de que a política não se trata de algo ruim ou distante é um dos principais ensinamentos que o grupo deveria absorver.
Débora Vicente falou aos estudantes sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral e da democracia representativa no Brasil. Ela ressaltou que o país possui 213,3 milhões de habitantes e cerca de 150 milhões de eleitores. Explicou que podem exercer o direito de votar todos os brasileiros natos ou naturalizados, com mais de 16 anos, que fizerem sua inscrição eleitoral. A servidora do TRE-RS mostrou a urna eletrônica e discorreu sobre a evolução do voto no Brasil, enumerou ainda as importantes conquistas femininas na sociedade e na política, desde o direito a frequentar a escola até o direito a votar, o que só aconteceu no Brasil em 1932. Também enfatizou a necessidade de uma maior participação das mulheres na política.
Além da participação dos futuros eleitores, as palestras foram acompanhadas por vereadores hamburguenses e representante da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Texto: adaptado de material da CMNH
Imagens: Daniele Souza/CMNH