Na terça-feira (4/4), estudantes de 5º e 8º anos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Monteiro Lobato, de Novo Hamburgo, acompanharam as
palestras da diretora da Escola do Legislativo Municipal, Maria Carolina
Hagen, e da chefe da Seção de Programas Institucionais da EJERS/TRE-RS, Débora
Vicente. Elas detalharam o processo eleitoral e mostraram qual é o papel
da política e do Parlamento nos rumos da cidade e na vida dos
cidadãos. Ao final, os jovens puderam experimentar fazer votos em urnas eletrônicas oficiais, instaladas pelo TRE-RS no local. A iniciativa é uma parceria entre os projetos Vereador Mirim, da Câmara Municipal, e Lideranças do Futuro, do Tribunal.
Participante pela segunda vez, Elisabeth Peralta, professora de Português, lembrou como projetos dos estudantes nas edições anteriores foram bem pertinentes para a comunidade. Entre eles citou melhoria proposta a uma praça, incitada por ideia apresentada no Vereador Mirim. “Esse novo grupo se espelha nisso para continuar o trabalho. A maioria nunca tinha entrado na Câmara de Vereadores. Isso é uma vivência que eles levam para a vida, muito mais do que um conteúdo que tu explicas em sala de aula”, comentou. Ela revelou que já há esboços de proposições sendo debatidos para apresentação em momento oportuno. Da plateia, ao ser questionado pela diretora da Escola do Legislativo, o aluno do 8º ano Erick Gustavo Nericke, de 13 anos, antecipou qual será sua proposta, se eleito parlamentar: arrumar a calçada próxima à escola para torná-la mais acessível a cadeirantes.
Em sua exposição, Maria Carolina ressaltou que a presença dos jovens no Parlamento se configura como uma efetiva participação na vida política de Novo Hamburgo. Ela explicou às turmas que o envolvimento com a temática, presente no dia a dia de todas as pessoas, não se limita ao ato de escolher alguém para representá-los no Executivo ou Legislativo. Segundo ela, estar ciente de que a política não se trata de algo ruim ou distante é um dos principais ensinamentos que o grupo deveria absorver.
Débora Vicente falou aos estudantes sobre o funcionamento da Justiça
Eleitoral e
da democracia representativa no Brasil. Ela ressaltou que o país possui
213,3
milhões de habitantes e cerca de 150 milhões de eleitores. Explicou que
podem exercer o direito de votar todos os brasileiros natos ou
naturalizados, com
mais de 16 anos, que fizerem sua inscrição eleitoral. A servidora do TRE-RS mostrou a urna eletrônica e
discorreu
sobre a evolução do voto no Brasil, enumerou
ainda as importantes conquistas femininas na sociedade e na política,
desde o direito a frequentar a escola até o direito a votar, o que só aconteceu no
Brasil em 1932. Também enfatizou a necessidade de uma maior
participação das mulheres na política.
Além da participação dos futuros eleitores, as palestras foram acompanhadas por vereadores hamburguenses e representante da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
Texto: adaptado de material da CMNH
Imagens: Daniele Souza/CMNH






