TRE-RS faz visita ao Castelo de Pedras Altas

Uma comitiva do TRE-RS, liderada por sua presidente, a desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, esteve, na sexta-feira (23), no Castelo de Pedras Altas, no sul do Estado. A construção, em estilo medieval europeu, foi erguida no início do século XX e pertencia a Joaquim Francisco de Assis Brasil, considerado o patrono da Justiça Eleitoral brasileira.

Assis Brasil inspirou e supervisionou a edição do Código Eleitoral de 1932, o qual previu a criação da Justiça Eleitoral, a instituição do voto feminino, o voto secreto e o sistema de eleição proporcional para os cargos de vereadores, deputados estaduais e federais.

A Justiça Eleitoral gaúcha participa do trabalho de resgate e preservação do acervo documental de Assis Brasil, que hoje encontra-se no Memorial do Ministério Público do RS, e planeja organizar um evento comemorativo aos 100 anos da assinatura do Pacto de Pedras Altas, marco importante na história política e eleitoral do Rio Grande do Sul e do Brasil, firmado em 14 de dezembro de 1923, no Castelo.

Além da presidente do TRE-RS, estiveram presentes na visita a Pedra Altas o desembargador eleitoral Caetano Lo Pumo; o juiz da 123ª Zona Eleitoral, Marcelo Cabral; o coordenador Carlos Vinicios Cavalcante e a chefe da Seção de Programas Institucionais da EJERS, Débora Vicente; além do secretário judiciário, Rogério Vargas, do secretário da Presidência, Fernando de Assumpção Neto, do assessor de Comunicação, Cleber Moreira, do assessor de Orientação Tecnológica, Luis Fernando Schauren, e do assistente do Gabinete da Presidência do TRE-RS, José Luiz Bratkowski.

castelo fachada 1

UE dentro do Castelo

Comitiva Castelo 1

Interior Castelo


Última atualização: quarta-feira, 28 jun 2023, 17:35