Trilha Ética, Sustentabilidade e Inovação no Serviço Público para Gestores

Categoria do cursoTrilhas

 Visando intensificar a vivência nos valores institucionais, está sendo disponibilizada uma trilha de aprendizagem que perpassa por temas transversais tais como ética, sustentabilidade e inovação.

Trilha Teletrabalho

Categoria do cursoTrilhas

A Instrução Normativa TRE-RS P n. 111/2023, que regulamenta as condições para a realização do teletrabalho e do trabalho híbrido no âmbito da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul prevê, em seu artigo 16, caput, que "na ocasião do pedido de adesão ou de renovação, será exigida a comprovação de participação em eventos de conscientização ou ação de capacitação, a serem ofertados ou indicados pelo Tribunal, em tema relacionado ao teletrabalho ou ao trabalho híbrido".

Nesse sentido, em colaboração com a Secretaria de Gestão de Pessoas, a EJERS vem apresentar sugestões de cursos compatíveis com as competências demandadas dos servidores que laborarão em modalidade de teletrabalho ou trabalho híbrido.



Cumprimento de Sentenças e Execução Fiscal

Categoria do curso2025

Início: 7 de julho de 2025.

Modalidade: EAD, síncrono, com disponibilização da gravação posteriormente.

Carga-horária: 16h (7 aulas síncronas, conforme cronograma abaixo - as aulas serão gravadas, permitindo o acesso posterior).

Público-alvo: servidoras/es das Zonas Eleitorais, SCRE e SJ. 

Conteudistas: Prof. Edson Lima Costa (Módulo I) e Profa. Karinne Batista Domingues de Jesus (Módulo II)

Objetivo: qualificar os(as) servidores(as) a atuar nos feitos relacionados à execução fiscal e cumprimento de sentenças de acordo com a legislação e jurisprudências atuais, bem como a utilizar os sistemas eletrônicos na efetivação de medidas constritivas.

Cronograma:

Módulo I: Execução Fiscal de Multas Eleitorais e Cumprimento de Sentença

  • Dia 07/07 (2a feira): 14h - 17h
  • Dia 08/07 (3ª feira): 14h - 17h
  • Dia 09/07 (4a feira): 14h - 16h
  • Dia 10/07 (5a feira): 14h - 16h

Módulo II: Sistemas Eletrônicos na efetivação de medidas constritivas

  • Dia 14/07 (2a feira): 14h - 16h
  • Dia 15/07 (3a feira): 14h - 16h
  • Dia 16/07 (4a feira): 14h - 16h

Inteligência Artificial Aplicada

Categoria do curso2025

Datas: 8, 9 e 11 de setembro, das 14h às 17h.

Modalidade: EAD, síncrono, com disponibilização da gravação aos participantes para posterior revisão por 60 dias; mais material complementar assíncrono.

Carga-horária: 15 horas-aula (Encontros síncronos: 9 horas-aula; atividades complementares: 6 horas-aula) 

Público-alvo: Membros do Pleno, servidores da Assessoria Técnica dos Desembargadores, SJ, SCRE e Zonas Eleitorais.

Professor: Doutor Diogo Rais

Objetivo Geral:

O curso propõe-se a capacitar magistrados(as) e servidores(as) que trabalham na elaboração de despachos e decisões judiciais a utilizarem ferramentas de inteligência artificial para o aprimoramento da redação jurídica, aumento da produtividade e eficiência, uso crítico e gestão de riscos possíveis, decorrentes da automação, tendo em vista os vieses algorítmicos que podem influenciar os resultados a serem obtidos e a adaptação e otimização de ferramentas, considerando o cenário atual de ferramentas de IA disponíveis no TRE-RS (versão intermediária do COPILOT – M365).

Objetivos Específicos:

  • Compreender os conceitos fundamentais da IA: Distinguir e explicar as diferenças entre Machine Learning, Deep Learning e Redes Neurais, com foco em suas aplicações práticas no universo jurídico.

  • Identificar e diferenciar as espécies de IA: Analisar as características e os limites da IA Generativa e da IA Preditiva, com ênfase em sua aplicação no contexto da Justiça Eleitoral.

  • Aplicar os princípios éticos e normativos: Conhecer e incorporar as resoluções e diretrizes do CNJ sobre o uso de IA, garantindo a aplicação segura e responsável da tecnologia no Judiciário, com foco nos princípios de transparência, equidade e a prevalência da decisão humana.

  • Dominar a estrutura de um prompt eficaz: Construir prompts funcionais aplicando os elementos essenciais (Persona, Tarefa, Contexto, Objetivos, Restrições e Formato) para extrair o máximo valor das ferramentas de IA.

  • Desenvolver o Manual de Prompts do TRE-RS: Iniciar a criação de prompts colaborativos, contribuindo para a construção de um manual prático e dinâmico, adaptado às necessidades do tribunal.

  • Utilizar técnicas avançadas de engenharia de prompt: Aplicar métodos como o controle da "criatividade" (temperatura) e o uso de storytelling para aprimorar a qualidade das respostas da IA, especialmente na construção de argumentações jurídicas.

  • Explorar as funcionalidades do Microsoft Copilot: Navegar na interface da ferramenta e utilizar suas integrações para otimizar o fluxo de trabalho em tarefas comuns do gabinete.

  • Aplicar a IA na rotina processual: Utilizar o Copilot para analisar, resumir processos e estruturar pesquisas de jurisprudência e doutrina de forma ágil e precisa.

  • Elaborar documentos jurídicos assistidos pela IA: Construir minutas de despachos, decisões e votos, aplicando as técnicas de engenharia de prompt para refinar o conteúdo.

  • Contribuir para a consolidação do Manual de Prompts: Refinar e organizar os prompts criados durante o curso para atualizar e enriquecer o Manual de Boas Práticas do TRE-RS.

Prestações de Contas Eleitorais Avançado: aplicação de sanções e questões críticas

Categoria do curso2025

Início: 22 de agosto de 2025.

Modalidade: EAD, síncrono, com disponibilização da gravação aos participantes para revisão.

Carga-horária: 08 horas-aula 

Público-alvo: servidores SAI, SJ, SCRE e Zonas Eleitorais

Conteudista: Professora Doutora Denise Goulart Schlickmann

Objetivo Geral:

Capacitar os participantes a analisar e manifestar-se sobre a regularidade da prestação de contas eleitoral, abordando as questões mais críticas e complexas da matéria.

Objetivos Específicos:

  • Delimitar corretamente as sanções nos processos de prestação de contas de campanha eleitoral cabíveis em cada espécie de julgamento, identificando eventuais inconsistência legais e normativas.

  • Identificar o impacto das normas de anistia no julgamento de contas eleitorais.

  • Compreender as questões mais críticas e controversas sobre o financiamento de campanhas eleitorais. 

  • Identificar os pontos críticos na aplicação de recursos em campanhas eleitorais.

  • Analisar as questões relativas à aplicação de recursos públicos nas campanhas eleitorais, notadamente no que se refere ao financiamento de grupos minorizados e repasse vertical de recursos.

  • Avaliar o impacto das questões críticas sobre a manifestação judicial sobre a regularidade das contas.

Grupo de Estudos sobre Inteligência Artificial

Categoria do curso2025

O grupo de estudos tem como objetivo central promover discussões sobre o impacto da IA no Poder Judiciário, com foco no Direito Eleitoral. Serão abordadas as normas em vigor, como as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além das implicações legais e éticas do uso da IA, especialmente no contexto eleitoral. A proposta visa sensibilizar os servidores para uma aplicação consciente e crítica dessa tecnologia, alinhada às normativas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e demais regulamentações. 

Capacitação da Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio: nível de aprofundamento).

Categoria do curso2024

Estudo da Resolução CNJ 351/2020 e o papel das Comissões na implementação das diretrizes da Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio.

Introdução ao PJe e Tabelas Processuais Unificadas

Categoria do curso2024

O curso Formação em Processo Judicial Eletrônico tem por escopo o nivelamento de conhecimento dos servidores deste Tribunal acerca do manejo do sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e das Tabelas Processuais Unificadas (TPUs), utilizadas para identificação de movimentos processuais que alimentam os relatórios estatísticos solicitados pelo Conselho Nacional de Justiça.

Chave de inscriçãoPJE

Seleção de Instrutores

Categoria do cursoInscrições e Seleções

Reservado EJE 03

Gerente: EJERS -