Projeto Caminhos da Democracia chega ao Interior

A presidente do TRE-RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, esteve em Caxias do Sul, na sexta-feira (11), e Marau, nesta segunda (14), acompanhada de uma comitiva de servidores do Tribunal, para levar o projeto Caminhos da Democracia, organizado pela EJERS.

Na sexta, os representantes da Justiça Eleitoral realizaram palestras para advogados e autoridades locais, em auditório da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Já na segunda-feira, o projeto integrou a Aula Magna de Direito da Faculdade da Associação Brasiliense de Educação (FABE), com uma plateia composta por estudantes da instituição.

Em ambas as ocasiões, a abertura foi feita pela presidente do Tribunal, que destacou, entre outros pontos, que a Justiça Eleitoral é o instrumento constitucional para garantir que todos os cidadãos possam exercer, de maneira segura, livre e consciente suas escolhas, resguardando o sigilo do voto. Ela alertou, porém, para a falta de representatividade de alguns segmentos da sociedade em cargos eletivos.

Em seguida, o coordenador da EJERS, Carlos Vinicios Cavalcante, abordou questões sobre liberdade de expressão e discurso de ódio no contexto eleitoral; a chefe da Seção de Programas Institucionais, Débora Vicente, falou sobre a participação feminina na política; e o secretário judiciário, Rogério Vargas, sobre o chamado fair play eleitoral.

O projeto Caminhos da Democracia tem por objetivo provocar reflexões sobre temas que provavelmente estarão em voga nas eleições municipais do próximo ano.

Após os eventos, a desembargadora concedeu entrevistas à imprensa local. Nas duas cidades, também reuniu-se com os juízes e chefes de cartório das Zonas Eleitorais.

Desa Vanderlei entrevista

Vini palestra Caxias 1

Vini palestra Caxias 2

Geral posada Caxias 1

Geral posada Marau 1

Reunião Marau 1

Reunião Marau 11

Desa com juizes 1

Fotos: Cleber Moreira (Ascom/TRE-RS)

Última atualização: segunda-feira, 21 ago 2023, 17:14