Estudantes de Erebango participam de ação do Programa Lideranças do Futuro

Nesta segunda-feira (16), a EJERS esteve presente, pela primeira vez, no município de Erebango, no interior do Estado, a 350km da Capital. O motivo foi a realização de mais uma edição do Programa Lideranças do Futuro. Na ocasião, cerca de 30 estudantes de ensino fundamental, da rede municipal, assistiram a palestras ministradas por servidores da Justiça Eleitoral e tiveram sua primeira experiência com a urna eletrônica, em uma eleição simulada, com candidatos fictícios. Parte da plateia pertencia a comunidades indígenas locais.

A primeira a falar foi a chefe da Seção de Programas Institucionais de EJERS, Débora Vicente, que conduziu um bate-papo sobre democracia, cidadania e como funcionam as instituições no Brasil, especialmente e Justiça Eleitoral. Ela chamou a atenção, ainda, para a ainda baixa participação feminina na política brasileira, estimulando o surgimento de novas lideranças.
Em seguida, o assistente da EJERS, Jônatas da Costa, conversou com os jovens sobre os perigos da desinformação no processo eleitoral.

O Programa Lideranças do Futuro é promovido pelo TRE-RS junto com escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul. Em 2023, a iniciativa chegou a diversos municípios do interior gaúcho, com a realização de eventos que promovem a cidadania e a participação eleitoral.


Erebango 1


Erebango 2


Erebango 3


Erebango 4


Erebango 5


Erebango 6


Erebango 7


Erebango 8


Erebango 9


EJERS/TRE-RS

Última atualização: sexta-feira, 1 dez 2023, 15:16