Justiça Eleitoral e OAB promovem evento em Igrejinha sobre a participação das mulheres nos espaços de poder

A Justiça Eleitoral, por meio da 149ª Zona Eleitoral (ZE) e da EJERS, e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Subseção Igrejinha promoveram, na última segunda-feira (20), o Painel “Participação feminina nos espaços de poder e tomada de decisão”, no município de Igrejinha, no interior gaúcho.

O evento foi aberto pela vice-presidente e corregedora do TRE-RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak. Ela destacou a ampliação do debate acerca do tema da liderança feminina e as conquistas recentes de mulheres, de direitos e de espaços de poder no país - por exemplo, dentro do poder judiciário.

Em seguida, falou a primeira palestrante da tarde, a advogada e ex-presidente do TRE-RS, Profa. Dra. Elaine Harzheim Macedo. Ela trouxe um histórico de mudanças legislativas que atenuaram a desigualdade de direitos entre homens e mulheres, porém ressaltou que ainda há muito a trilhar nesse sentido. A advogada defendeu que se discuta a possibilidade de adotar-se cotas de gênero também para cargos das eleições majoritárias - hoje elas existem apenas para candidaturas a cargos das eleições proporcionais.

A segunda palestra foi ministrada pela coordenadora da Comissão de Participação Institucional Feminina do TRE-RS, Débora do Carmo Vicente. A servidora apresentou estatísticas que mostram o atraso brasileiro, num quadro mundial, sobretudo na questão da participação feminina na política. Ela enfatizou que o desenvolvimento de novas líderes pode começar ainda nas escolas.

Também participaram do evento a juíza eleitoral da 149ª ZE, Renata Dumont Peixoto Lima, a presidente da OAB/Subseção Igrejinha, Bianca Edna Benetti, e os prefeitos de Igrejinha, Leandro Horlle, e de Três Coroas, Alcindo de Azevedo.

fala desa elaine

plateia igrejinha

fala debora igrejinha

fala desa vanderlei

fala desa elaine geral

fala debora igrejinha 2

fala juíza 149

fala oab igrejinha

fala kelly igrejinha

Última atualização: quarta-feira, 22 mar 2023, 15:29