Câmara Municipal de Novo Hamburgo - 13 de setembro de 2022

A EJERS retornou, neste dia 13 de setembro, à Câmara Municipal de Novo Hamburgo, para mais uma edição do Programa Lideranças do Futuro do TRE-RS,  em parceria com a Escola do Legislativo.

Cerca de 80 estudantes do Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial participaram da ação. Inicialmente, os jovens assistiram às palestras dos servidores do Tribunal, Débora Vicente e Rafael Ravazolo, acerca de temas como cidadania; funcionamento e segurança do voto eletrônico no Brasil; enfrentamento à desinformação eleitoral; e participação feminina na política. Também estiveram envolvidos na iniciativa a servidora do TRE-RS, Selma Aguiar, e a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen.

Após as palestras, os alunos puderam experimentar o voto nas urnas eletrônicas, com o software de treinamento de eleitores oficial das Eleições 2022. Eles votaram em candidatos fictícios para os cargos de deputado(a) federal, deputado(a) estadual, senador(a), governador(a) e presidente.

O Programa Lideranças do Futuro é promovido em parceria com escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul.


Confira parte da matéria produzida pela Câmara Municipal de Novo Hamburgo:

Câmara e TRE/RS realizam nova palestra sobre democracia e eleições e alunos fazem votação simulada

Cerca de 80 alunos do Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística Industrial participaram de mais uma ação educacional sobre cidadania, democracia, participação política e eleições, promovida em parceria entre a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Novo Hamburgo e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). A atividade faz parte do Programa Lideranças do Futuro do Tribunal, que é dividido em quatro eixos: Cidadania, Participação Feminina na Política, Segurança do Processo Eletrônico de Votação e Combate à Desinformação Eleitoral.

A diretora da Escola, Maria Carolina Seitenfus Hagen, agradeceu aos alunos e destacou os principais projetos desenvolvidos pelo braço educacional da Câmara. 

Palestraram o coordenador do Núcleo de Inovação e Projetos, Rafael Ravazolo, e a chefe da Seção de Programas Institucionais (SPINS) da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RS e coordenadora de Participação Feminina Institucional do Tribunal, Débora Vicente. Também acompanharam a ação a servidora do TRE-RS, Selma de França Aguiar, o chefe da Seção de Gestão da Memória do TRE-RS, Rodrigo de Aguiar Gomes, e o coordenador da Memória e Documentos Institucionais do Tribunal, Ermes Rossini.

No final da ação, os jovens participaram de uma demonstração e simulação de eleições com urnas eletrônicas oficiais.

Texto e imagens: Câmara Municipal de Novo Hamburgo

alunos com likes 1


publico palestra Rafa


debora palestra 4


fila alunos pra votar


alunos com urna 1


Última atualização: segunda-feira, 19 set 2022, 17:34