Ação do Lideranças do Futuro no Colégio João XXIII

No dia 29 de Agosto, a Seção de Programas Institucionais – SPINS da EJERS realizou mais uma edição do Programa Lideranças do Futuro, desta vez no Colégio João XXIII em Porto Alegre.

Cerca de 80 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de mergulhar no universo cívico por meio da palestra "Alice no País das Urnas Eletrônicas", conduzida pela Chefe da SPINS, Débora do Carmo Vicente.

 

Durante a palestra, os alunos embarcam em uma jornada lúdica junto com a personagem Alice para o país das urnas eletrônicas, o Brasil, recebendo ensinamentos sobre o sistema eleitoral brasileiro, história da Justiça Eleitoral e a importância da participação feminina na política, tudo apresentado de forma didática e com metodologias ativas de ensino e aprendizagem.

 

O ápice do evento foi a chance de experimentarem a urna eletrônica, votando no sistema de treinamento para as eleições municipais de 2024. Após uma rápida orientação das servidoras Selma Aguiar e Débora Vicente, os pequenos cidadãos puderam eleger de forma simulada Vereadores e Prefeito(a) entre candidatos e partidos fictícios como Partido dos Esportes, Partido dos Ritmos Musicais, Partido das Profissões, Partido das Festas Populares e Partido do Folclore. De maneira didática, eles se familiarizaram com o teclado da urna e compreenderam a ordem de votação usada nas eleições oficiais.

 

A educação cívica é a base para um futuro mais consciente e engajado, de forma que se mostra gratificante ver jovens cidadãos desde já mostrando interesse pela política e cidadania


Veja as fotos do evento:  https://1drv.ms/f/s!ArZE-JuT8UJfg_ZfGGj3cl9V8KqYOQ?e=dFx5J7

Última atualização: quinta-feira, 31 ago 2023, 12:55