Emef Rio de Janeiro (Canoas) - 15 de setembro de 2022

O Programa Lideranças do Futuro do TRE-RS chegou à Escola Municipal de Ensino Fundamental Rio de Janeiro, em Canoas, nesta quinta-feira (15). Na ocasião, os estudantes do Ensino para Jovens e Adultos (EJA) assistiram a palestras com os servidores do Tribunal, Rafael Ravazolo e Débora Vicente, abordando temas como cidadania, combate à desinformação, segurança do voto eletrônico e participação feminina na política.

O programa do TRE-RS, coordenado pela EJERS, integrou-se às atividades sobre eleições orientadas pelos professores da EMEF Rio de Janeiro com seus alunos. Após as falas, os estudantes puderam experimentar a votação nas urnas eletrônicas oficiais, com o software de treinamento para as Eleições 2022. A servidora Selma Aguiar também participou da organização do evento.


Confira a matéria produzida pela instituição de ensino:

Emef Rio de Janeiro recebe palestra sobre o sistema eleitoral brasileiro

Não se fala de outra coisa nos últimos meses e deve ser assim, pelo menos, até o dia 30 de outubro. Não tem jeito, o grande tema dos noticiários e das rodas de conversa são as eleições. De olho na importância do debate para os rumos do país e incentivando a participação dos alunos na “festa da democracia”, a Emef Rio de Janeiro promoveu uma palestra em parceria com o programa Lideranças do Futuro, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), na noite desta quinta-feira (15).

O combate à desinformação tem sido um dos grandes desafios nas últimas eleições. Com o avanço da tecnologia, tornou-se cada vez mais difícil controlar a propagação de mentiras, as já popularizadas “fake news”, que acabam por influenciar na opinião do eleitor. Diante disso, o TRE-RS decidiu levar seus servidores às escolas da região metropolitana para explicar como funciona o sistema eleitoral, a história da democracia brasileira, a conquista do voto e outros temas relacionados.

“Tem sido uma experiência gratificante. As dúvidas são muitas, mas trazemos as urnas, usamos candidatos fictícios, explicamos o sistema de voto eletrônico, e mostramos todos os aspectos que englobam a democracia”, contou Selma Aguiar, que trabalha na Escola Judiciária Eleitoral e se voluntariou para o programa, assim como todos os palestrantes.

O professor de Geografia, Érico Santana, destacou a importância de trazer o debate para dentro da escola, estimulando o pensamento crítico e autônomo dos alunos. “Nossa democracia é muito nova, se comparada com a maioria dos grandes países do mundo. Eles precisam entender como se deu esse processo de conquista do voto, como mulheres e analfabetos conseguiram o seu direito de se manifestar nas urnas. Essa valorização do voto é fundamental e, por isso, nós trouxemos o pessoal do TRE-RS e também promovemos outras atividades sobre esse tema”, contou o docente.

A aluna Aridiane Dutra aprovou a ideia. Ela participou ativamente das eleições de líderes de turma que a escola realiza anualmente e disse entender a necessidade de um processo democrático e livre. “Temos que ter essa liberdade de escolha, de saber quem são os nossos candidatos, de saber as propostas. É uma grande responsabilidade poder representar as pessoas”, frisou a jovem de 17 anos.

A informação que chega para todas as idades

Além dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental, a palestra contou com a presença de turmas do EJA (Educação para Jovens e Adultos). A aluna Angela Maria Gavlinski, de 54 anos, destacou que a iniciativa só reforçou a sua certeza de que o voto é coisa séria e uma decisão individual. “Eu sempre procurei pensar pela minha cabeça, não pela dos outros. Assisto aos jornais, procuro me informar e escolher de acordo com aquilo que é certo pra mim”.

E é exatamente isso que a Emef Rio de Janeiro quer, segundo o professor Érico. “Nosso desejo é que eles absorvam essas informações e entendam a importância de ter uma representação que reflita o que eles pensam e são. Cada um é livre para ter a sua escolha. O que nós queremos é que não estejam desinformados, que saibam o peso do voto e como foi difícil ter esse direito conquistado”.

Texto e imagem: Escritório de Comunicação Prefeitura Municipal de Canoas


publico emef RJ - Canoas

Galeria de fotos:


alunos em campanha 1


cedulas chapas


cartazes estatisticas


alunos apurando


produção cartazes


palestra debora 5


publico palestra Rafa 2


alunos com urnas


Última atualização: segunda-feira, 19 set 2022, 18:30