Programa Lideranças do Futuro chega a Pedro Osório, no sul do Estado

Nesta quinta-feira (22), uma comitiva do TRE-RS, liderada pela presidente, desembargadora Vanderlei Teresinha Kubiak, levou o Programa Lideranças do Futuro - protagonista dentre as ações de cidadania promovidas pela EJERS - para o município de Pedro Osório, na zona sul do Estado.
Na ocasião, cerca de 50 estudantes de instituições de ensino do município e região - inclusive da zona rural - assistiram às falas de autoridades e palestras realizadas por servidores da Justiça Eleitoral.
A abertura do evento foi feita pelo juiz da 123ª Zona Eleitoral (ZE), Marcelo Malizia Cabral. Em seguida, os prefeitos de Pedro Osório, Moacir Alves, e de Cerrito, Douglas Silveira, fizeram uso da palavra.
Em sua fala, a presidente do TRE-RS destacou a importância da participação de jovens, mulheres e outros grupos atualmente sub-representados na política.
O primeiro servidor do Tribunal a palestrar foi o coordenador da EJERS, Carlos Vinicios Cavalcante. Ele falou sobre cidadania e democracia no Brasil, explicou o funcionamento de instituições nacionais como a Justiça Eleitoral, alertou para os perigos da desinformação nas eleições e avançou até um tema contemporâneo: a cidadania digital.
Logo após, a chefe da Seção de Programas Institucionais da EJERS, Débora Vicente, apresentou a palestra "Mais Gurias na Política", que procura estimular, desde cedo, as mulheres a mudarem o quadro brasileiro atual, de baixas representação e participação femininas nos espaços de poder, sobretudo na política.
Por fim, o assessor de Orientação Tecnológica do TRE-RS, Luis Fernando Schauren, falou sobre funcionamento, segurança e transparência do voto eletrônico no Brasil.
O evento foi realizado no Tribunal do Júri da cidade e contou com a presença de autoridades locais e de estudantes entre 14 e 16 anos de idade de todas as escolas de Pedro Osório e de municípios vizinhos.
Além dos palestrantes, também formaram a comitiva do Tribunal o desembargador eleitoral Caetano Lo Pumo; o secretário da Presidência, Fernando Assumpção Neto; o secretário judiciário, Rogério de Vargas; o assessor de Comunicação, Cleber Moreira; e os servidores da 123ª ZE, Carolina da Cunha e Daniel Strelau.

comitiva JE Pedro Osório

Vinicios palestra PO

debora palestra 1 PO

schauren palestra 1 PO

comitiva JE Pedro Osório flores

Última atualização: sexta-feira, 23 jun 2023, 16:11