Instituto São Francisco - Zona Norte - 23 de agosto e 10 de setembro de 2022

O Instituto São Francisco - Zona Norte, em Porto Alegre, recebeu, no dia 23 de agosto, mais uma edição do Programa Lideranças do Futuro do TRE-RS, promovido pela EJERS.
Cerca de 100 estudantes participaram da ação. Inicialmente, os jovens assistiram à palestra do servidor do Tribunal, Jônatas da Costa, sobre cidadania e enfrentamento à desinformação eleitoral. Em seguida, puderam experimentar o voto nas urnas eletrônicas, com o software de treinamento de eleitores oficial das Eleições 2022. Eles votaram em candidatos fictícios para os cargos de deputado(a) federal, deputado(a) estadual, senador(a), governador(a) e presidente.
A ação foi complementar ao projeto Laboratório de Política, desenvolvido pelo próprio Instituto, com os alunos do 3º ano do Ensino Médio, ao longo de todo o ano letivo. No projeto, são trabalhados diversos aspectos do sistema político brasileiro, desde a criação de partidos e construção de estatutos até a eleição e o pós-eleição. Partindo do princípio de que a escola é espaço de formação da cidadania, na iniciativa, os alunos aprendem sobre valores e princípios da democracia.
No sábado, dia 10 de setembro, o TRE-RS voltou ao instituto para participar de um dia de atividades com pais e professores. Na ocasião, os servidores Flávia Falcão e Rafael Ravazolo apresentaram conteúdos sobre participação feminina na política, cidadania e segurança do voto eletrônico. Houve, novamente, a oportunidade de a comunidade interagir com as urnas eletrônicas.
Também estiveram envolvidos na organização dos eventos os servidores do TRE-RS, Selma Aguiar, Daniela Kiraly, Rodrigo Aguiar, Ermes Marcolin e Luis Fernando Schauren.
O Programa Lideranças do Futuro é realizado em parceria com escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul.

aluno vota na urna 1

aluno vota na urna 2

aluno vota na urna 3

aluno vota na urna 4

aluno vota na urna 5

flavia palestra
Imagens: Comunicação - Rede São Francisco

Última atualização: segunda-feira, 19 set 2022, 17:55