Atuação institucional em relação ao Assédio Moral: (im)possibilidades a partir do trabalho de uma comissão

Atuação institucional em relação ao assédio moral

A capacitação técnica em intervenções sobre assédio moral tem por objetivo instrumentalizar os integrantes da Comissão de Enfrentamento ao Assédio Moral para o aprimoramento da sua atuação.

CONTEÚDO: 

1- Esclarecimentos e compreensões iniciais

2- Princípios orientadores da atução

3- Objetivos de uma intervenção da comissão

4- Escolha das estratégias de ação

5- Gestão das informações

6- (Im)possibilidades da comissão e suas contribuições potenciais


A Excelência no Atendimento: Motivando, Desenvolvendo e Envolvendo Servidores

A excelência no atendimento

OBJETIVOS DO CURSO:

Apresentar a excelência no atendimento como um valor organizacional que precisa ser abraçado, compreendido e vivenciado em todas as interações no Tribunal, passando a fazer parte da cultura organizacional. 

Refletir acerca da visão sistêmica para melhor entender e atender o público interno e externo do TRE-RS. 

Demonstrar a importância da quebra de paradigmas ainda presentes nas questões ligadas ao atendimento dentro das Instituições Pública. • Instaurar um processo de incentivo a inventividade, a emergência de diferentes modos de pensar, dando espaço à convivência de ideias e práticas, muitas vezes divergentes, mas que possam circular e ser úteis no enfrentamento dos múltiplos e complexos desafios oriundos dos atendimentos aos clientes internos e externos do TRE-RS. 

Demonstrar a importância de desenvolvermos uma postura profissional focada na excelência do atendimento aos clientes internos e externos. 

Fortalecer as relações entre os membros das equipes que prestam atendimento aos clientes, desenvolvendo mais comprometimento e cooperação entre os servidores em prol de prestarem um atendimento cada vez mais acolhedor, qualificado e resolutivo. 

Desenvolver maior eficiência nos procedimentos de trabalho com maior racionalidade na execução de tarefas, aliadas à diminuição do estresse no trabalho, propiciando um serviço de melhor qualidade, como também uma melhoria continua da imagem de todos servidores do TRE-RS.

Tutor de Conteúdo: jorgi matias lima

A função pedagógica do gestor

Quais os desafios que a dinamicidade das mudanças trazem para a capacitação de equipes no TRE-RS?

O curso “A Função Pedagógica do Gestor” tem como objetivo preparar servidores do TRE-RS para o planejamento e implementação de ações educacionais voltadas às necessidades dos vários programas de formação da EJERS.

Você, servidor que já atua como instrutor na sua área, ou você, que deseja vir a atuar em futuras parcerias com a EJERS, terá a oportunidade de conhecer novos modelos de aprendizagem voltados para a implementação das diretrizes educacionais que constam do projeto pedagógico da Escola.

O curso será realizado de 06 a 10 de dezembro, das 14h às 17h.


Datas das aulas síncronas: 06/12, 07/12 e 10/12.

O dia 09/12 será destinado à realização de atividades individuais.

A carga-horária total é de 15 horas.



Atendimento ao público nos novos tempos



Live: Atendimento ao público nos novos tempos

Palestrante: Jô Lima - consultora e facilitadora em desenvolvimento de equipes

Data: 23 de novembro

Horário: 15h

Local: Reunião Zoom


O que está por trás de um atendimento qualificado? Entre as muitas possibilidades de respostas, uma parece ter mais destaque: pessoas. 


O atendimento qualificado ao cliente interno e externo é o meio mais eficaz do Tribunal Regional Eleitoral do RS consolidar a sua credibilidade e também ampliar sua interação com a sociedade, fortalecendo a sua imagem e estabelecendo um novo paradigma de que os servidores públicos, atuando dentro de um modelo que os desafie, mas também que os reconheça e motive, têm condições de obter resultados expressivos para o Tribunal e para as pessoas que dele dependem. 


Trata-se de compreender a importância do atendimento no sentido de autoconstrução, de potencialização do modo de ser, de fugir do determinismo de fórmulas prontas, integrando a excelência no atendimento como um valor da cultura organizacional do TRE-RS, mantendo, assim as mentes dos servidores abertas e receptivas às melhores práticas de interação com o cliente interno e externo, produzindo mudanças nos modos de pensar os problemas, focando as energias em soluções das mais diversas questões, que estão ligadas à realidade social e institucional.


Para isso, é necessário que a essência do atendimento qualificado seja compreendida e disseminada não somente para os setores que fazem a interação com o cliente final, mas em todas as atividades do TRE-RS, resultando na melhoria de percepção de valor pelos clientes internos e externos. 


Nossa essência é expressa pelo jeito de cuidar ou atender as pessoas no TRE-RS. A essência, mais que um elemento de linguagem e comunicação, constitui uma cultura que reflete nosso jeito de pensar e ver a importância do atendimento dentro do Tribunal, em um conjunto de experiências percebidas que precisam ser ressignificadas e atualizadas se quisermos prestar serviços de atendimento alicerçados na qualidade, resolutividade e agilidade. 


Compreender nosso jeito e desenvolver experiências voltadas ao alcance da excelência no atendimento são questões fundamentais para superarmos os desafios trazidos pelo contexto complexo oriundo da pandemia, onde o atendimento ganhou ainda mais relevância, ultrapassando questões burocráticas. O que por si só exige uma reeducação dos servidores acerca do tema e sua relevância.


Chave de inscrição: atendimento

Formação de Formadores

Formação de Formadores

Ementa: Fundamentos da ação pedagógica. A docência no contexto da magistratura. Diretrizes pedagógicas. Desenvolvimento de competências. Metodologias ativas. Planejamento da Aula. Processo avaliativo. Elaboração de plano de curso.

Workshop: "Transexualidade, nome social e atendimento a pessoas trans"

workshop trans banner

O evento procura atender demanda de todo o TRE-RS e acontece em observância ao disposto na nova Resolução do TSE sobre o cadastro eleitoral (Resolução TSE n. 23.659/2021), que inclui o uso do nome social no cadastro eleitoral.


Público-alvo: Todos os servidores que atendam público serão bem-vindos, dando-se preferência aos servidores de Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor
Local: Online - reunião Zoom (dois encontros de duas horas, síncronos)
Data: dias 18 e 19 de novembro de 2021, das 15h as 17h
Inscrições: até as 15h do dia 19 de novembro de 2021
Informações: spins@tre-rs.jus.br
Palestrante: Elder Maia Goltzman (TRE-PA)


O convidado, Elder Maia Goltzman, é especializado no tema. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2012). Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Estácio (2017). Mestrando em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Direito Internacional e Desenvolvimento (NEDID). Técnico na Clínica de Direito Humanitário da UFRGS. Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Atualmente é Analista Judiciário - Área Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Exerce a função de Chefe de Cartório.

Haverá certificação aos inscritos que realizarem o acesso à reunião, no horário previsto, pelo link disponibilizado neste Ambiente de Aprendizagem (AVA/EJERS).


Chave de Inscrições Nome Social

Apresentação do Plano Estratégico do TRE-RS 2021-2026

Data: 05 de outubro de 2021
Horário: 15h
Local da transmissão: Canal Youtube da EJERS

O Plano Estratégico do TRE-RS em vigência, para o período de 2021-2026, foi aprovado recentemente, pela edição da Resolução TRE-RS n. 367, de 05 de agosto de 2021. 

O documento é o resultado de um trabalho conjunto entre Administração, magistrados, servidores e sociedade, trazendo em seu conteúdo a cadeia de valor, as competências organizacionais, os objetivos estratégicos, os indicadores e as iniciativas que nortearão a instituição nos próximos anos.

Para tanto, criamos uma rápida ação de capacitação que instigasse os servidores e colaboradores do TRE-RS a conhecer o seu Plano Estratégico, que será apresentado pela Administração do Tribunal que se colocará à disposição a esclarecer e aprofundar seus conceitos e objetivos.

Preparamos o seguinte roteiro:

  • material de alinhamento sobre o Plano Estratégico 2021-2026, para leitura prévia;
  • fórum para dúvidas, críticas e comentários;
  • live, com participação da Diretoria-Geral, titulares das secretarias e assessorias da Presidência, com possibilidade de participação via chat no YouTube.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Live GTD

O que é o GTD®?

GTD® é a abreviação da marca Getting Things Done®. Método criado por David Allen, e aclamado mundialmente para a gestão de compromissos, informações e comunicações. O GTD® permite maior desempenho, capacidade de realização e inovação. Alivia a sensação de sobrecarga, gerando foco, clareza e confiança.

Apresentação:

Esta LIVE foi planejada para familiarizá-lo com os princípios fundamentais e técnicas da produtividade sem estresse.

A essência desta metodologia é a habilidade de atingir e manter um estado mental livre de distrações, em qualquer situação, o que permite o uso otimizado de sua energia criativa. Será aplicada igualmente tanto para lidar com uma situação inesperada no trabalho, quanto para estar totalmente presente numa conversa com sua filha e estando no controle de suas finanças.

A informação contida neste curso é de fácil compreensão e as técnicas são imediatamente aplicáveis às realidades de sua vida e trabalho.

O caminho para uma mente livre de distrações é na verdade bem simples, embora não simplista. Manter as coisas que você precisa ou quer fazer fora da sua mente, decidir as ações que precisa tomar e organizar os lembretes para uma visão geral de todos seus compromissos e interesses não são coisas difíceis de fazer.

Porém, não são automáticas – um esforço consciente deve ser aplicado e o desafio é desenvolver os hábitos que possam se manter em um mundo em que as pressões podem facilmente tomar prioridade.

Neste evento você conhecerá os cinco passos para ganhar e manter controle e clareza. Você verá uma introdução aos princípios e as técnicas fundamentais de cada um e terá um direcionamento para sua aplicação prática depois da Live.

Estes fundamentos são a porta de entrada para a arte de manter a mente clara e no topo do seu mundo, não importa o que aconteça. Em nossa experiência com milhares de pessoas ao redor do globo, cada aspecto desta metodologia tem níveis de sutileza e sofisticação a serem explorados. Dominar estes elementos fundamentais desbloqueará ainda mais oportunidades para novos níveis na sua rotina.

Data: 24 de Agosto de 2021

Horário: 15h às 17h

Inscrições até 14h do dia 24 de agosto de 2021.

Promoção:

Call Daniel, é representante exclusivos da David Allen no Brasil. Seu grande propósito é garantir a integridade na transmissão do conhecimento da metodologia GTD®, auxiliando-os a serem mais produtivos, a atingirem seus objetivos e a terem um melhor equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.

Dúvidas:

Através do e-mail:  seduc@tre-rs.jus.br


Para realizar sua inscrição, utilize a chave:   metodogtd

Teletrabalho no Poder Judiciário: compartilhando experiências e aprendizados

Participantes:
Ana Cláudia Mendonça - Secretária de Gestão de Pessoas do TSE
Mauro Saraiva - Diretoria de Gestão do Teletrabalho do TJ-AM
Mediação:
Natália G. da Silva - Secretária de Gestão de Pessoas - TRE-RS
Tenísia Cruz Klein - Coordenadora da CODEP/SGP - TRE-RS

Data:
10/09, 15 horas
Carga horária:
2 horas-aula

Dúvidas:

Através do e-mail:  seduc@tre-rs.jus.br

Evento público, com transmissão ao vivo, pelo canal da EJERS no YouTube
Certificação para os interessados, que realizarem inscrições conforme orientações abaixo.


Para realizar sua inscrição, utilize a chave:   liveteletrabalho