Atuação institucional em relação ao Assédio Moral: (im)possibilidades a partir do trabalho de uma comissão
A capacitação técnica em intervenções sobre assédio moral tem por objetivo instrumentalizar os integrantes da Comissão de Enfrentamento ao Assédio Moral para o aprimoramento da sua atuação.
CONTEÚDO:
1- Esclarecimentos e compreensões iniciais
2- Princípios orientadores da atução
3- Objetivos de uma intervenção da comissão
4- Escolha das estratégias de ação
5- Gestão das informações
6- (Im)possibilidades da comissão e suas contribuições potenciais
A Excelência no Atendimento: Motivando, Desenvolvendo e Envolvendo Servidores
OBJETIVOS DO CURSO:
Apresentar a excelência no atendimento como um valor organizacional que precisa ser abraçado, compreendido e vivenciado em todas as interações no Tribunal, passando a fazer parte da cultura organizacional.
Refletir acerca da visão sistêmica para melhor entender e atender o público interno e externo do TRE-RS.
Demonstrar a importância da quebra de paradigmas ainda presentes nas questões ligadas ao atendimento dentro das Instituições Pública. • Instaurar um processo de incentivo a inventividade, a emergência de diferentes modos de pensar, dando espaço à convivência de ideias e práticas, muitas vezes divergentes, mas que possam circular e ser úteis no enfrentamento dos múltiplos e complexos desafios oriundos dos atendimentos aos clientes internos e externos do TRE-RS.
Demonstrar a importância de desenvolvermos uma postura profissional focada na excelência do atendimento aos clientes internos e externos.
Fortalecer as relações entre os membros das equipes que prestam atendimento aos clientes, desenvolvendo mais comprometimento e cooperação entre os servidores em prol de prestarem um atendimento cada vez mais acolhedor, qualificado e resolutivo.
Desenvolver maior eficiência nos procedimentos de trabalho com maior
racionalidade na execução de tarefas, aliadas à diminuição do estresse no
trabalho, propiciando um serviço de melhor qualidade, como também uma
melhoria continua da imagem de todos servidores do TRE-RS.
A função pedagógica do gestor
Quais os desafios que a dinamicidade das mudanças trazem para a capacitação de equipes no TRE-RS?
O curso “A Função
Pedagógica do Gestor” tem como objetivo preparar servidores do
TRE-RS para o planejamento e implementação de ações educacionais
voltadas às necessidades dos vários programas de formação da
EJERS.
Você, servidor que
já atua como instrutor na sua área, ou você, que deseja vir a
atuar em futuras parcerias com a EJERS, terá a oportunidade de
conhecer novos modelos de aprendizagem voltados para a implementação
das diretrizes educacionais que constam do projeto pedagógico da
Escola.
O curso será
realizado de 06 a 10 de dezembro, das 14h às 17h.
Datas das
aulas síncronas: 06/12,
07/12 e 10/12.
O dia 09/12 será destinado à realização de atividades individuais.
A carga-horária total é de 15 horas.
Atendimento ao público nos novos tempos
Live: Atendimento ao público nos novos tempos
Palestrante: Jô Lima - consultora e facilitadora em desenvolvimento de equipes
Data: 23 de novembro
Horário: 15h
Local: Reunião Zoom
O que está por trás de um atendimento qualificado? Entre as muitas possibilidades de respostas, uma parece ter mais destaque: pessoas.
O atendimento qualificado ao cliente interno e externo é o meio mais eficaz do Tribunal Regional Eleitoral do RS consolidar a sua credibilidade e também ampliar sua interação com a sociedade, fortalecendo a sua imagem e estabelecendo um novo paradigma de que os servidores públicos, atuando dentro de um modelo que os desafie, mas também que os reconheça e motive, têm condições de obter resultados expressivos para o Tribunal e para as pessoas que dele dependem.
Trata-se de compreender a importância do atendimento no sentido de autoconstrução, de potencialização do modo de ser, de fugir do determinismo de fórmulas prontas, integrando a excelência no atendimento como um valor da cultura organizacional do TRE-RS, mantendo, assim as mentes dos servidores abertas e receptivas às melhores práticas de interação com o cliente interno e externo, produzindo mudanças nos modos de pensar os problemas, focando as energias em soluções das mais diversas questões, que estão ligadas à realidade social e institucional.
Para isso, é necessário que a essência do atendimento qualificado seja compreendida e disseminada não somente para os setores que fazem a interação com o cliente final, mas em todas as atividades do TRE-RS, resultando na melhoria de percepção de valor pelos clientes internos e externos.
Nossa essência é expressa pelo jeito de cuidar ou atender as pessoas no TRE-RS. A essência, mais que um elemento de linguagem e comunicação, constitui uma cultura que reflete nosso jeito de pensar e ver a importância do atendimento dentro do Tribunal, em um conjunto de experiências percebidas que precisam ser ressignificadas e atualizadas se quisermos prestar serviços de atendimento alicerçados na qualidade, resolutividade e agilidade.
Compreender nosso jeito e desenvolver experiências voltadas ao alcance da excelência no atendimento são questões fundamentais para superarmos os desafios trazidos pelo contexto complexo oriundo da pandemia, onde o atendimento ganhou ainda mais relevância, ultrapassando questões burocráticas. O que por si só exige uma reeducação dos servidores acerca do tema e sua relevância.
Chave de inscrição: atendimento
Formação de Formadores
Ementa: Fundamentos da ação pedagógica. A docência no contexto da magistratura. Diretrizes pedagógicas. Desenvolvimento de competências. Metodologias ativas. Planejamento da Aula. Processo avaliativo. Elaboração de plano de curso.
Workshop: "Transexualidade, nome social e atendimento a pessoas trans"
O evento procura atender demanda de todo o TRE-RS e acontece em observância ao disposto na nova Resolução do TSE sobre o cadastro eleitoral (Resolução TSE n. 23.659/2021), que inclui o uso do nome social no cadastro eleitoral.
Público-alvo: Todos os servidores que atendam público serão bem-vindos, dando-se preferência aos servidores de Cartórios Eleitorais e Centrais de Atendimento ao Eleitor
Local: Online - reunião Zoom (dois encontros de duas horas, síncronos)
Data: dias 18 e 19 de novembro de 2021, das 15h as 17h
Inscrições: até as 15h do dia 19 de novembro de 2021
Informações: spins@tre-rs.jus.br
Palestrante: Elder Maia Goltzman (TRE-PA)
O convidado, Elder Maia Goltzman, é especializado no tema. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2012). Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Estácio (2017). Mestrando em Direito e Instituições do Sistema de Justiça pela Universidade Federal do Maranhão. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Direito Internacional e Desenvolvimento (NEDID). Técnico na Clínica de Direito Humanitário da UFRGS. Membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). Atualmente é Analista Judiciário - Área Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral do Pará. Exerce a função de Chefe de Cartório.
Haverá certificação aos inscritos que realizarem o acesso à reunião, no horário previsto, pelo link disponibilizado neste Ambiente de Aprendizagem (AVA/EJERS).
Chave de Inscrições: Nome Social
Apresentação do Plano Estratégico do TRE-RS 2021-2026
Data: 05 de outubro de 2021
Horário: 15h
Local da transmissão: Canal Youtube da EJERS
O Plano Estratégico do TRE-RS em vigência, para o período de 2021-2026, foi aprovado recentemente, pela edição da Resolução TRE-RS n. 367, de 05 de agosto de 2021.
O documento é o resultado de um trabalho conjunto entre Administração, magistrados, servidores e sociedade, trazendo em seu conteúdo a cadeia de valor, as competências organizacionais, os objetivos estratégicos, os indicadores e as iniciativas que nortearão a instituição nos próximos anos.
Para tanto, criamos uma rápida ação de capacitação que instigasse os servidores e colaboradores do TRE-RS a conhecer o seu Plano Estratégico, que será apresentado pela Administração do Tribunal que se colocará à disposição a esclarecer e aprofundar seus conceitos e objetivos.
Preparamos o seguinte roteiro:
- material de alinhamento sobre o Plano Estratégico 2021-2026, para leitura prévia;
- fórum para dúvidas, críticas e comentários;
- live, com participação da Diretoria-Geral, titulares das secretarias e assessorias da Presidência, com possibilidade de participação via chat no YouTube.
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Live GTD
O que é o GTD®?
O que é o GTD®?
GTD® é a abreviação da marca Getting Things Done®. Método criado por David Allen, e aclamado mundialmente para a gestão de compromissos, informações e comunicações. O GTD® permite maior desempenho, capacidade de realização e inovação. Alivia a sensação de sobrecarga, gerando foco, clareza e confiança.
Apresentação:
Esta LIVE foi planejada para familiarizá-lo com os princípios fundamentais e técnicas da produtividade sem estresse.
Neste evento você conhecerá os cinco passos para ganhar e manter controle e clareza. Você verá uma introdução aos princípios e as técnicas fundamentais de cada um e terá um direcionamento para sua aplicação prática depois da Live.
Data: 24 de Agosto de 2021
Horário: 15h às 17h
Inscrições até 14h do dia 24 de agosto de 2021.
Promoção:
Call Daniel, é representante exclusivos da David Allen no Brasil. Seu grande propósito é garantir a integridade na transmissão do conhecimento da metodologia GTD®, auxiliando-os
a serem mais produtivos, a atingirem seus objetivos e a terem um melhor equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.
Dúvidas:
Através do e-mail: seduc@tre-rs.jus.br
Para realizar sua inscrição, utilize a chave: metodogtd
Teletrabalho no Poder Judiciário: compartilhando experiências e aprendizados
Ana Cláudia Mendonça - Secretária de Gestão de Pessoas do TSE
Mauro Saraiva - Diretoria de Gestão do Teletrabalho do TJ-AM
Mediação:Natália G. da Silva - Secretária de Gestão de Pessoas - TRE-RS
Tenísia Cruz Klein - Coordenadora da CODEP/SGP - TRE-RS
10/09, 15 horas
Carga horária:2 horas-aula
Dúvidas:
Através do e-mail: seduc@tre-rs.jus.br
Evento público, com transmissão ao vivo, pelo canal da EJERS no YouTube
Certificação para os interessados, que realizarem inscrições conforme orientações abaixo.
Para realizar sua inscrição, utilize a chave: liveteletrabalho