Fórum de Dúvidas - Unidade I

Preenchimento de percentual para cada gênero

Preenchimento de percentual para cada gênero

por ALICE GIRARDI CANESSO -
Número de respostas: 1

No item 11.5 há exemplo de registro de candidatura em município com 9 vagas disponíveis para a câmara de vereadores. De acordo com o art. 29, IV, "a" da Constituição, esse município teria no máximo 15 mil eleitores. Como é um município com menos de 100 mil eleitores, não seria apropriado aplicar o fator 200% (ao invés de 150%), conforme art. 10, II, da Lei nº 9.504, de 1997?

Em resposta à ALICE GIRARDI CANESSO

Re: Preenchimento de percentual para cada gênero

por CARLOS VINICIOS DE OLIVEIRA CAVALCANTE -

Prezada Alice, 

A redação do art. 10, II, da Lei nº 9.504, de 1997, prevê que " nos Municípios de até cem mil eleitores, nos quais cada coligação poderá registrar candidatos no total de até 200% (duzentos por cento) do número de lugares a preencher.  (Incluído pela Lei nº 13.165, de 2015)".

As coligações para eleições proporcionais, por sua vez, foram vedadas pela emenda constitucional n. 97, que estabeleceu nova redação ao § 1º do art. 17 da CF/88, in verbis: § 1º É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna e estabelecer regras sobre escolha, formação e duração de seus órgãos permanentes e provisórios e sobre sua organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações nas eleições majoritárias, vedada a sua celebração nas eleições proporcionais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.   

Por isso, na própria redação dada ao art. 17 da Resolução 23.609/19 já contempla apenas que cada partido político poderá registrar candidatos para as Câmaras Municipais, no total de até 150% (cento e cinquenta por cento) do número de lugares a preencher, salvo nas unidades da Federação em que o número de lugares a preencher para a Câmara dos Deputados não exceder a 12 (doze), para as quais cada partido político poderá registrar candidatos a deputado federal e a deputado estadual ou distrital no total de até 200% (duzentos por cento) das respectivas vagas.

Att,

Vinicios Cavalcante.