4.3 Desenvolvendo a criatividade crítica

Fazer postagens no fórum: 1

4.3 Desenvolvendo a criatividade crítica

Número de respostas: 0

Na chamada “cultura da participação” temos amplo acesso à informação e aos meios de produção e publicação de conteúdo. Como podemos aproveitar esse ambiente para democratizar o aprendizado e oferecer ao jovem uma chance de aprender de forma mais significativa?

A resposta está em permitir ao jovem explorar os assuntos curriculares de forma autônoma, estabelecendo percursos individuais e exercendo a escolha sobre os produtos que demonstrarão esse aprendizado – ou seja, desenvolver a sua criatividade crítica. 

O aprendizado por investigação é uma poderosa estratégia para ativar as chamadas competências híbridas, que são a base do “aprender a aprender”. Quando damos aos jovens a oportunidade de investigar o conteúdo que lhes interessa, fazendo suas próprias perguntas, exercitando a curadoria de conteúdo e criando narrativas para transmitir o que acham importante, escolhendo desde o recorte do assunto até o formato de mídia, criamos muito mais do que um projeto escolar: estamos, de fato, dando a eles ferramentas poderosas para a vida e a participação na sociedade conectada.

Burvall e Ryder

Com base na citação acima e no vídeo "Aprendendo como um jornalista", disponível no tópico anterior, poste uma reflexão no fórum, procurando responder:

  1. Como a cultura da participação democratiza o aprendizado e oferece ao jovem uma chance de aprender de forma mais significativa?

  2. O amplo acesso à informação e a ferramentas de criação democratiza o aprendizado, mas também traz alguns desafios, como o da curadoria de informações de qualidade. Como podemos enfrentar esses desafios?

Para concluir a atividade, poste seu comentário no fórum e comente ao menos uma postagem de algum colega.
.