4.1 Criar para aprender

Assim como a possibilidade de resolver problemas e atuar na sociedade através das mídias desenvolve a cidadania, colocando a criatividade crítica a serviço da construção de uma sociedade melhor, a possibilidade de investigar e criar para aprender transforma o aprendizado.

Ao desenvolver as chamadas “competências híbridas” ensinamos as habilidades do século 21, praticamos o pensamento crítico de ordem elevada e permitimos que o aluno se engaje com o mundo além da sala de aula.

É nesse sentido que a BNCC orienta as práticas pedagógicas – e ativar essas práticas requer o desenvolvimento das habilidades midiáticas.

“Enquanto país, a gente pensa que essas competências gerais [da BNCC] constituem uma grande inovação que a Base trouxe para dentro do debate da educação que é, justamente, a proposta de que uma educação integral pode contribuir para a formação de pessoas que sejam críticas, participativas, que estejam em linha com os desafios contemporâneos em relação ao meio ambiente e ao uso de tecnologias de maneira responsável. Não se trata de um desenvolvimento autocentrado, mas é um desenvolvimento em relação à vida em sociedade e à vida do cidadão. Em médio a longo prazo você tem um impacto na vida dos cidadãos que estarão aí construindo o Brasil.” 

-- Cynthia Sanches
Instituto Península
(em entrevista  para a Revista Educação)


Em sintonia com essas ideias, o EducaMídia criou o Guia da Educação Midiática, um livro que convida educadores e demais agentes ligados à educação a refletir sobre a importância e a urgência de prepararmos crianças e jovens para uma relação rica e fortalecedora com as mídias –  não só como consumidores, mas também como produtores de mensagens.

  • Escolha e analise 2 atividades do Bloco 4 do Guia da Educação Midiática (páginas 73 em diante). Observe como a criação de mídias é integrada à experiência de aprendizagem, seja para demonstrar a compreensão dos conteúdos ou para mobilizar o conhecimento adquirido em prol da melhoria de nossa comunidade.

  • A partir da análise das atividades do Guia da Educação Midiática, busque refletir sobre as seguintes questões:
    (1)
    De que forma as habilidades midiáticas empregadas nas atividades contribuem com a aprendizagem dos conteúdos curriculares?
    (2)
    A criatividade crítica proposta nas atividades pretende formar que tipo de cidadão?

  • Para concluir registre suas conclusões em seu Diário de Bordo e marque manualmente a atividade como CONCLUÍDA.
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Última atualização: terça-feira, 10 set 2024, 01:11