Live: Democracia e Justiça Eleitoral, com o Ministro José Néri da Silveira
Data: 24 de setembro
Horário: 16h
Local: Canal EJERS no YouTube
A Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS) promove, no dia 24 de setembro, às 16 horas, a Live "Democracia e Justiça Eleitoral", com o Ministro José Néri da Silveira, que presidiu o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Quando do exercício da Presidência do TSE por duas gestões, de 1985 a 1987 e de 1999 a 2001, Néri da Silveira capitaneou uma das primeiras iniciativas para a implantação da informatização do voto, ainda em 1986, que foi o recadastramento nacional dos eleitores. Na ocasião, foram recadastrados quase 70 milhões de eleitores, que puderam votar com o título novo. É do ministro Néri a célebre frase que resumiu a depuração do cadastro eleitoral: "Hoje os mortos não votarão", referindo-se aos eleitores já falecidos que foram retirados do cadastro.
Lembrado como um defensor do progresso contínuo do processo eleitoral, o ministro reconhece que a Justiça Eleitoral procura aperfeiçoar-se no que concerne à fiscalização e à tecnologia, de modo a entregar o resultado da vontade da população, expressa no voto, com rapidez e integridade.
A palestra terá transmissão ao vivo pelo Canal EJERS no YouTube. O público interessado na certificação da ação de capacitação deverá efetuar a inscrição prévia no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EJERS, até as 12h do dia 24 de setembro.
A apresentação do convidado ficará a cargo do desembargador eleitoral Silvio Ronaldo Santos de Moraes, membro efetivo do TRE-RS.
Crédito card: Arte com foto de Gustavo Miranda / Arquivo O Globo
Chave de inscrição: ministroneri