3.4 Decodificando as mídias: prática de leitura reflexiva

Todos os dias recebemos mensagens em forma de notícias, artigos, vídeos, imagens, memes, anúncios. Embalagens dos produtos que consumimos e os games que jogamos contêm mensagens explícitas ou implícitas. Até mesmo as imagens, como gráficos, mapas, ilustrações e fotografias, contém narrativas e são frutos de escolhas intencionais de seus autores.

Decodificação de mídias é o termo que descreve a prática de "ler" qualquer mensagem de mídia de forma reflexiva, buscando examinar, entre outros aspectos, autoria, confiabilidade, intenção e técnicas nela utilizadas. Esse tipo de leitura é fundamento da Educação Midiática.

Assista, abaixo, à nossa live sobre decodificação de mensagens midiáticas na qual modelamos a leitura reflexiva de imagens, gráficos, memes e textos, utilizando exemplos reais em torno do tema do coronavírus. 

 https://www.youtube.com/watch?v=DgnN0DRYADY 


Após assistir ao vídeo, que tal pensar em uma
aplicação prática na sua área de atuação? 

  • Se você é PROFESSOR(A), registre em seu Diário de Bordo uma ideia de decodificação de mídia em uma aula de sua disciplina. Para isso, descreva sucintamente, em apenas um parágrafo: o tema da aula, os conteúdos de mídia a serem decodificados e os objetivos dessa atividade.

  • Se você é GESTOR(A) PEDAGÓGICO(A), registre em seu Diário de Bordo uma ação para estimular a estratégia de decodificação de mídia com sua equipe docente e explique como você atuará, nesse contexto, para estimular o emprego dessa estratégia.

BÔNUS: Explore essa apresentação sobre Leitura Reflexiva, com dicas práticas de como trabalhar com os alunos a decodificação de mídias para que eles se tornem cada vez mais leitores reflexivos e críticos.

Pratique a leitura reflexiva acessando este roteiro, onde você encontrará quatro tipos de textos sobre crianças refugiadas, em linguagens diferentes, e que utilizam estratégias diversas para transmitir informação. Faça uma cópia e preencha o seu DOC, seguindo as perguntas norteadoras sinalizadas nele. 
.

Última atualização: quinta-feira, 12 set 2024, 17:29