No dia 1º de setembro, a Seção de Programas Institucionais (SPINS), da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), realizou mais uma edição do Projeto Lideranças do Futuro no município de Cachoeira do Sul.

Desenvolvidas em parceria com a equipe do Cartório da 010ª Zona Eleitoral, as atividades ocorreram em dois turnos e contemplaram estudantes do Ensino Médio e do Ensino Fundamental. 

No turno da manhã, as atividades foram realizadas no Colégio Marista Roque, reunindo cerca de 100 estudantes do 3º ano do Ensino Médio.  Durante o encontro, o servidor Rafael Ravazolo ministrou a palestra “Democracia e Eleições no Brasil”, abordando temas como o funcionamento das urnas eletrônicas, os conceitos de democracia e cidadania e a história do sistema eleitoral brasileiro. 

Outro tema debatido durante a atividade foi o impacto das desinformações nas eleições e combate às fake news. O servidor conduziu a dinâmica “Me Engana que Eu Posto”, apresentando conteúdos compartilhados nas redes sociais para que os estudantes identificassem se as informações eram verdadeiras ou falsas.

No período da tarde, a ação foi realizada na Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, com a participação de aproximadamente 80 estudantes do 8º ano do Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura. 

Ao final do encontro, os alunos participaram de uma simulação de votação utilizando uma urna eletrônica e puderam escolher entre candidatos fictícios para os cargos de deputado, senador, governador e presidente, os mesmo que estarão presentes nas eleições gerais de 2026. A atividade possibilitou aos jovens vivenciar, na prática, o funcionamento do processo eleitoral brasileiro. 

Programa Lideranças do Futuro

O projeto tem como objetivo apresentar conceitos básicos da Justiça Eleitoral a crianças e adolescentes, incentivando a participação cidadã por meio de uma linguagem simples e acessível, com temas conectados à realidade dos alunos.

Escolas públicas e privadas interessadas em receber o programa podem se inscrever pelo e-mail spins@tre-rs.jus.br. Mais informações estão disponíveis no site da EJERS.

´´

s

Texto: Raíssa Arrieche  (estagiária de jornalismo)

Imagens: Laura Woerner de Oliveira (servidora)

Última atualização: terça-feira, 8 M09 2026, 13:59