7.2 CONSULTA DE LOCALIZAÇÕES

Ver

A consulta de localizações do processo é uma ferramenta importantíssima para uso dos servidores de uma Zona Eleitoral. Essa consulta apresenta todas as tarefas pelas quais o processo tramitou desde a sua protocolização (distribuição) no sistema. É uma consulta bastante útil que ajuda o usuário a entender o fluxo processual, indicando por quais tarefas um processo passou.

A consulta de localizações é acessível pelo menu principal, clicando no submenu "Processo", no submenu "Pesquisar" e na opção "Localizações":

Imagem do menu principal, submenu "Pesquisar", opção "Localizações".


Ao clicar na opção "Localizações", o sistema apresentará a tela da consulta de localização de processo, que apresenta uma área de critérios de pesquisa (1) à esquerda e uma área central (2) onde o resultado da busca é apresentado:

Imagem da tela da consulta de localizações com a área de critérios e àrea de resultados em destaque.

É possível consultar pelos seguintes critérios: "Número do processo", "Localização física", "Fluxo", "Tarefa" e "Data de autuação". No campo "Localização física", podemos pesquisar o estado (RS) ou alguma Zona Eleitoral específica.

Imagem do campo Localização Física, na tela de consulta de localizações.

O campo "Fluxo" permite selecionar um dos fluxos do sistema:

Imagem do campo fluxo na tela de consulta de localizações.

O campo "Tarefa" permite selecionar uma entre as tarefas existentes no sistema.

Imagem do campo Tarefa da tela de consulta de localizações.

Se o campo "Fluxo" estiver com algum fluxo selecionado e a opção "Restrito" marcada, o campo "Tarefa" terá opções mais restritas de tarefas.

Imagem do campo fluxo com um fluxo selecionado e a opção restrito marcada.

O uso mais frequente dessa pesquisa é mesmo pelo próprio número do processo, pois o principal objetivo dessa consulta é verificarmos as tramitações, ou seja, por quais tarefas o processo passou após ter sido distribuído. O exemplo abaixo mostra uma pesquisa pelo número do processo e o resultado à direita. Na área do resultado, à esquerda do número do processo há um ícone para abrir as localizações do processo:

Imagem da tela da consulta de localização pelo número do processo com o resultado.

Ao clicar no ícone à esquerda do número do processo, a tela das localizações do processo é apresentada:

Imagem da tela de localização com as localizações do processo.

A imagem acima apresenta as localizações do processo com as seguintes colunas:

  • Tarefa: nome da tarefa.
  • Início da tarefa: data e hora que a tarefa iniciou.
  • Fim da tarefa: data e hora que a tarefa terminou.
  • Finalizada por: contém o nome de quem finalizou a tarefa.
  • Duração: duração da tarefa em dias, horas, minutos e segundos.
  • Status: indica se a tarefa está terminada ou aberta.

Vale destacar que a data e hora final de uma tarefa é o início da tarefa subsequente. A primeira tarefa de um processo no PJe-Zona Eleitoral é "Analisar Novo Processo - ZE", como podemos verificar na tela acima. A partir daí, no exemplo acima, o processo passou pelas tarefas "Atualizar Dados do Processo - ZE", "Analisar Processo - ZE", "Elaborar Documentos- ZE" e várias outras depois.

A grande importância desta consulta de localizações é verificar exatamente por quais tarefas um processo passou e em que momento foram iniciadas e finalizadas, mostrando também, o usuário que as finalizou. Com isso, é possível a visualização completa do fluxo de tramitação do processo.


Última atualização: quarta-feira, 21 set 2022, 15:44