3.3 ÁREA DE TAREFAS
A Área de Tarefas é uma das principais áreas da tela, pois é nela que são apresentadas as tarefas do usuário interno. Os processos judiciais tramitam seguindo um fluxo previamente definido para cada classe processual. O fluxo é composto por diversas tarefas, que são atividades que os usuários realizam, conforme o momento processual. Como exemplo de tarefas, podemos citar: "Analisar Processo", "Minutar Ato", "Elaborar documento" e "Preparar Ato de Comunicação".
A Área de Tarefas possui três agrupamentos de tarefas:
- Assinaturas - mostra os processos que foram enviados para assinatura, separados pelo tipo de documento a ser assinado.
- Minhas Tarefas - mostra tarefas que possuem processos possuem alguma etiqueta que foi cadastrada como favorita.
- Tarefas - mostra as tarefas do usuário, conforme seu perfil (localização + papel).
Conforme o perfil (papel + localização) do usuário, este verá mais ou menos tarefas em "Tarefas" (na parte direita da tela). O papel "Servidor" tem acesso a mais tarefas que o papel "Servidor de Processamento", que é mais limitado. O papel "Colaborador" é mais restrito ainda. As tarefas que aparecem levam em conta, além do papel, a localização do usuário, isto é, o órgão julgador, que é a Zona Eleitoral. Dessa forma, um usuário que possuir, por exemplo, a localização referente à 5ª Zona Eleitoral de Alegrete / RS e o papel "Servidor", verá em "Tarefas" as tarefas relativas aos processos da 5ª ZE de Alegrete que são visíveis para o papel "Servidor". Ao lado de cada tarefa, há um número referente ao quantitativo de processos que está nesta tarefa.
Ao clicar em cima do nome de uma das tarefas, como por exemplo, "Analisar Novo Processo - ZE":
Será aberta a tarefa "Analisar Novo Processo - ZE", com os processos que estão nela (na parte esquerda da tela) e o título da tarefa com o quantitativo de processos logo acima:
Logo abaixo do nome da tarefa há um campo editável em que pode ser digitado o número do processo ou parte dele e depois clicar na lupa (ou teclar enter) para que o sistema filtre o(s) processo(s) dentro da tarefa que possua(m) os números digitados:
Há também um filtro avançado com inúmeros critérios que podem ser utilizados para buscar processos dentro da tarefa. Entre os critérios disponíveis estão: classe processual, número, assunto, nome da parte, CPF/CNPJ, entre outros:
Na parte esquerda da tela, temos a lista dos processos da tarefa onde cada processo está separado em um "card" com algumas informações: classe processual, número, assunto, partes, Zona Eleitoral, última movimentação e a data da distribuição do processo (à direita):
Existem, no "card" do processo, alguns ícones como o ícone indicando tratar-se de processo prioritário:
Há um ícone para criar lembretes no processo:
Há também um ícone para abrir os autos digitais do processo:
Para trabalhar em um determinado processo da tarefa, basta clicar em cima do número do processo no seu card, para que o sistema abra o processo na parte central da tela e o usuário possa realizar as operações necessárias:
Há também alguns Ícones referentes ao processo:
- Autos: abre os autos digitais.
- Encaminhar para...: encaminha o processo para outra tarefa do seu fluxo processual.
- Etiquetas do processo: permite adicionar etiquetas no processo.
- Histórico de Tarefas: mostra o histórico de tarefas do processo, ou seja, o histórico de sua tramitação processual.
- Expandir | Recolher: expande ou recolhe a tela de trabalho do processo.
A tela de cada tarefa irá variar conforme a tarefa. Na tarefa "Analisar Novo Processo - ZE", a tela apresenta um campo para preencher o objeto do processo:
Depois, o usuário poderá mandar o processo para frente, clicando em "Encaminhar para" e selecionando a próxima tarefa, de acordo com o momento processual daquele determinado processo:
O PJe possibilita algumas operações em lote. Para isto, é necessário marcar os processos que serão movimentados em lote, no quadrado à esquerda do número do processo, para que apareçam os ícones de movimentação em lote e etiquetas:
A seguir, veremos um vídeo mostrando a Área de Tarefas, numa visão geral:
O vídeo a seguir mostra a utilização dos filtros dentro de uma tarefa:
O próximo vídeo mostra como criar uma etiqueta e depois vinculá-la a um processo:
Além das etiquetas, também podemos colocar lembretes no processo. Os lembretes podem ajudar o cartório na organização dos processos facilitando as atividades. O próximo vídeo mostra como criar um lembrete para o processo:
Por fim, o vídeo seguinte demonstra como tramitar um processo para uma outra tarefa: