2.4 COMO GERAR NOVA SENHA DE AUTENTICAÇÃO VIA USUÁRIO E SENHA
A autenticação no PJe via usuário e senha exigirá o cadastramento de uma senha para o usuário. Após o cadastramento do usuário no PJe (o procedimento de cadastramento de usuários internos é feito pela SJ/ASPJE), este já poderá cadastrar a sua senha inicial.
Para cadastrar a senha, é necessário clicar no link “Gerar nova senha”, na tela de acesso ao PJe-Zona Eleitoral.
Ao clicar no link, basta informar o CPF, bem como seu e-mail cadastrado no PJe e clicar no botão “Solicitar”.
Será enviado um e-mail contendo um link que deverá ser copiado e colado no navegador. Ao colar o link no navegador, será apresentada tela para digitar e confirmar a nova senha, clicando em seguida, no botão “Cadastrar”, para que o usuário já possa acessar o sistema PJe com esta senha.
Com isso, a senha estará cadastrada e o usuário já poderá acessar o sistema PJe normalmente.
Cabe destacar que o link para troca de senha, que é enviado no e-mail, possui tempo de expiração. Quando isso ocorre, ao colar o link no navegador, poderá aparecer a mensagem “Usuário não encontrado”. Nesse caso, basta repetir o processo de clicar no link “Gerar nova senha” para que seja enviado novo e-mail com link.
Se o usuário esquecer a senha, também poderá cadastrar uma nova senha, clicando no link “Gerar nova senha”.
As senhas também expiram no PJe, normalmente em seis meses. Próximo à data de expiração, ao clicar no perfil do usuário (canto superior direito da tela), será apresentada mensagem indicando o número de dias que faltam para a expiração da senha.
É importante que o usuário já proceda ao cadastramento de nova senha, clicando no link “Gerar nova senha”, assim que verificar que sua senha já está expirando.