Media Training 2022
MEDIA TRAINING - TRE-RS
1) OBJETIVO
– Capacitar gestores do TRE-RS no trato com as diversas demandas da imprensa, abordando questões como expressividade, postura, equilíbrio e capacidade de comunicação com objetividade, clareza, segurança e credibilidade.
2) JUSTIFICATIVA
- O Media Training torna-se ainda mais importante diante do atual contexto político nacional acirrado pela polarização e que tem gerado acalorados debates sobre a sensível questão das fake news e a atuação dos veículos de comunicação, portais de notícias, blogueiros e outras plataformas de mídia na cobertura das eleições de 2022. É fundamental qualificar os profissionais do TRE-RS que serão demandados pela imprensa para que possam enfrentar os questionamentos com segurança, objetividade e clareza, sempre à luz da legislação eleitoral, preservando e enaltecendo a imagem do TRE- RS e do próprio pleito.
3) MÉTODO
3.1- Explanação e debate online com 3 horas de duração através da Ferramenta Zoom para 180 participantes, tendo na abertura dos trabalhos a participação do presidente do TRE-RS. O conteúdo do treinamento abordará o contexto atual da imprensa, do cenário político e as formas mais eficazes de lidar com os jornalistas; as características das atuais plataformas de mídia e os conceitos que devem ser trabalhados para uma comunicação com credibilidade e objetividade.
3.2- Cada participante receberá um certificado de participação e um manual com os conteúdos abordados no curso, que também será disponibilizado em plataforma digital para que todos tenham acesso sempre que necessário.
4) DATA:
Dia 08/08/2022, das 16h às 19h
O PALESTRANTE
RICARDO AZEREDO
Jornalista formado pela PUCRS especializado em media training para gestores em empresas privadas e instituições públicas. Na área governamental, treinou integrantes do Tribunal de Justiça do RS, Procuradoria Geral do Estado PGE – RS, Associação dos Defensores Públicos do RS, Brigada Militar, prefeitos e secretários de municípios do interior do RS. Produziu vídeos para a Associação dos Procuradores do RS e para o Governo do RS. Foi Presidente da Fundação Cultural Piratini (TVE e FM Cultura), Coordenador da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, Gerente de Telejornalismo da Band/RS, Executivo Chefe da Central de Vídeo da FIERGS, professor de Jornalismo na Faculdade de Comunicação Social da Ulbra e Diretor Geral da Secretaria de Comunicação do Governo do RS. Como repórter e âncora por mais de 30 anos, atuou nas principais emissoras de TV e rádio do estado, especialmente na RBSTV, onde por 10 anos foi correspondente da Rede Globo para região sul e países vizinhos. Conquistou mais de 30 prêmios de jornalismo regionais, nacionais e internacionais, sendo listado pelo portal Jornalistas & Cia entre os 200 profissionais mais premiados da imprensa nacional.