Centro Universitário Metodista IPA - 8 de novembro de 2022

A EJERS promoveu, nesta terça-feira (8), mais uma edição do Programa Justiça Eleitoral Aberta. A ação contou com o apoio do Memorial da Justiça Eleitoral Ministro Teori Albino Zavascki. Na ocasião, cerca de 20 alunos do curso de direito do Centro Universitário Metodista IPA, de Porto Alegre, assistiram a palestras na sala de treinamentos da Escola e conheceram algumas instalações do Tribunal, como o Plenário onde ocorrem as sessões de julgamentos da Casa e as salas do Memorial, que trazem os diversos modelos de urna eletrônica já utilizados no Brasil, exemplares de títulos de eleitor adotados ao longo do tempo, mapas, ilustrações, material interativo, entre outros elementos que ajudam a contar a história da instituição.

Os estudantes foram recebidos pelo coordenador da EJERS, Carlos Vinicios Cavalcante, e pelo coordenador de Gestão Documental e da Memória do TRE-RS, Ermes Marcolin. Em seguida, assistiram às falas dos servidores do Tribunal: Rodrigo Aguiar Gomes, chefe da Seção de Gestão da Memória, que apresentou um breve histórico da Justiça Eleitoral (JE) e suas atribuições no decorrer de 90 anos de existência; Débora Vicente, chefe da Seção de Programas Institucionais, tratando de direito eleitoral, cidadania e participação feminina na política; e Jônatas da Costa, assistente da EJERS, que falou sobre o combate à desinformação eleitoral.

O Programa Justiça Eleitoral Aberta é uma reformulação do antigo "Visita TRE-RS", com o objetivo de apresentar a instituição a visitantes diversos da sociedade, por meio de encontros presenciais, dentro das dependências da JE - na Capital ou no Interior - com grupos organizados como estudantes, integrantes de outros órgãos e profissionais de imprensa, para divulgar a atuação do órgão, dentro de uma contextualização histórica e política, fomentar cidadania e participação na vida democrática e consolidar a credibilidade da instituição.


Coordenador fala para plateia


Rodrigo Gomes palestra


Débora Vicente palestra


Última atualização: quinta-feira, 10 nov 2022, 10:30