EJERS participa do VII Encontro Nacional de Escolas Eleitorais e cumpre agenda em Tribunais Superiores

Ocorreu, em Brasília/DF, nos dias 17 e 18.08.2017, o VII Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (ENEJE), em que Escolas Judiciárias Eleitorais de todo o País se reuniram no evento, que objetiva alinhar as ações e fortalecer o diálogo entre as Escolas, favorecendo a troca de experiências.

A abertura foi realizada pelo Min. Gilmar Mendes (Presidente do TSE) e contou com a exposição do Prof. Dr. Fábio L. Quintas (Diretor da EJE/TSE) sobre tema “Balanço e perspectivas na atuação das EJEs”.

No primeiro dia, o evento teve palestras sobre “A Justiça Eleitoral no processo de redemocratização no Brasil”, ministrada pela Profa. Dra. Maria Tereza Sadek (Diretora de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça) e “A crise de representatividade política no Brasil”, proferida pelo Ministro Admar Gonzaga Neto (TSE).

Também participaram dos workshops “Formação de Magistrados e Formação de Formadores”, com a Dra. Ana Cristina Monteiro de Andrade Silva e a Dra. Maria Eveline Pinheiro, e “Desafios e perspectivas na gestão educacional”, com a Dra. Simone Horta Andrade e com a Dra. Luciana Silva Garcia.

No segundo dia desta edição, que coincide com a comemoração dos 15 anos de existência EJE/TSE, foi promovido o Concurso de Boas Práticas das EJEs, cujos vencedores tiveram suas práticas apresentadas. Seguiu-se variada programação, até o encerramento do evento, quando foi proferida Aula magna do Curso Democracia e Justiça Eleitoral, com debate entre o Min. Gilmar Mendes (TSE/STF) e o jornalista Heraldo Pereira (Rede Globo).

Aproveitando o ensejo da viagem à Capital Federal, o Presidente do TRE-RS e os representantes da EJERS, Eduardo Silva da Silva (Coordenador) e Cristiano Friedrich Boiko (Chefe da Seção de Programas Institucionais), cumpriram agenda, previamente marcada pela equipe da EJERS, de visitas aos gabinetes do Ministro Gilmar Mendes (STF e TSE), da Ministra Rosa Weber (STF e TSE) e do Ministro Herman Benjamin (STJ e TSE), nas quais, além de apresentar-lhes a Escola, o Presidente do TRE-RS convidou-lhes para participar de eventos da EJERS. 

Última atualização: quinta-feira, 31 ago 2017, 17:17