Escolas Judiciais do TRT4 e do TRE-RS firmam acordo de cooperação técnica

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) e o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) firmaram, nesta terça-feira (10), um acordo de cooperação técnica entre suas Escolas Judiciais. O termo, cuja vigência é de cinco anos, foi assinado pela presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck, e o presidente do TRE-RS, desembargador Carlos Cini Marchionatti. A solenidade ocorreu no Salão Nobre da Presidência do TRT-RS. 

O acordo prevê a colaboração mútua entre a Escola Judicial do TRT-RS e a Escola Judiciária Eleitoral do RS no que se refere a:

  • intercâmbio de conhecimento, experiências e informações técnicas e científicas e a realização de pesquisas científicas, visando ao desenvolvimento institucional e de pessoas;
  • realização de cursos, programas e eventos de interesse comum. Oferecimento de vagas, bem como a liberação de técnicos ou servidores para ministrar ou participar de atividades.
  • utilização conjunta de bibliotecas tradicionais ou virtuais.
  • ações que visem ao desenvolvimento conjunto de projetos, programas e atividades, mediante intercâmbio de pessoal, troca e cessão de insumos e material destinados às atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • elaboração de calendário complementar de atividades culturais e de desenvolvimento e capacitação de pessoas, tais como cursos, seminários, congressos, palestras, exposições, feiras, mostras e atividades afins, visando ao intercâmbio efetivo de experiências, conhecimentos e informações diversas;
  • instituição de um sistema regular de informações técnicas, abrangendo propostas, relatórios técnicos e outros tipos de publicações que ampliem o relacionamento entre os partícipes.

Na breve cerimônia, o desembargador Marchionatti destacou que a Escola Judiciária Eleitoral teve sua estrutura ampliada recentemente e que a parceria com o TRT-RS renderá muitos frutos. A presidente Beatriz, por sua vez, salientou que a Escola Judicial trabalhista tem muito a contribuir e aprender com a unidade do TRE. “É importante que os Tribunais troquem informações e conhecimentos. Precisamos nos unir enquanto Poder Judiciário, lutando pela sociedade e pela democracia. Temos nossas diferenças, pois temos diferentes atribuições, mas muitas coisas em comum”, referiu a desembargadora.

Também compuseram a mesa oficial da solenidade o vice-presidente do TRT-RS, desembargador João Pedro Silvestrin, o vice-corregedor, desembargador Marçal Henri dos Santos Figueiredo, e o diretor da Escola Judicial do TRT4, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz.

Fonte: Secom/TRT4. Foto: Inácio do Canto
ddd
Última atualização: sexta-feira, 13 out 2017, 12:19