EJERS promoverá a segunda turma do "Curso Direito, Cidadania e Política", primeira etapa do programa de educação para a cidadania “Lideranças do Futuro”

A Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) promoverá a segunda turma da primeira edição do Curso "Direito, Cidadania e Política", cujo público alvo são acadêmicos de Direito (público externo, exceto estagiários da Justiça Eleitoral), realizado em parceria com algumas das principais instituições de ensino da Grande Porto Alegre.

A proposta é examinar questões básicas do Direito Eleitoral que possam contribuir na promoção da cidadania, no combate à corrupção e na garantia da lisura da eleição que se aproxima.

Após o curso, os universitários serão convidados a replicar os conhecimentos adquiridos em escolas de ensino médio já cadastradas junto à EJERS. Por meio de oficinas lúdicas para alunos de escolas públicas e privadas, as quais serão ministradas pelos próprios estudantes, sob a supervisão da EJERS, pretende-se gerar um efeito multiplicador do conhecimento sobre a necessidade do exercício da boa política, garantindo um diálogo franco e direto entre os próprios jovens.

A ideia é que as oficinas sejam ministradas pelos acadêmicos de Direito, preferencialmente, até o final do mês de setembro de 2018, ou seja, antes do 1º turno das Eleições de 2018. Porém, elas poderão ocorrer também até o final de outubro de 2018, ou seja, entre o 1º e o 2º turnos do pleito vindouro. Aproveita-se, portanto, o período das campanhas eleitorais.

Convidamos a todos, para que se engajem na divulgação do programa, que é aberto a estudantes de cursos jurídicos de toda a região metropolitana de Porto Alegre. 

VEJA AQUI A DIVULGAÇÃO DO CURSO NO BOM DIA, RIO GRANDE DE 07.08.2018

QUANDO OCORRERÁ O CURSO?

Dias 03 a 06 de setembro de 2018, entre 14h e 18h.

QUAL SERÁ O CONTEÚDO DO CURSO? 

- O que é política?;

- Fundamentos da política: a busca do bem comum;

- Brasil: República;

- Sistema político brasileiro: estrutura, poderes, funções e cargos;

- Deveres de um político;

Efeitos da má política na vida da população;

Novo Brasil: nova política;

Política no dia a dia: pequenas corrupções;

- Alistamento e voto: conceitos, importância, obrigatoriedade;

Justiça Eleitoral I: apresentação, identidade, estrutura e funções;

Justiça Eleitoral II: Candidaturas; Lei da Ficha Limpa; Campanha Eleitoral;

Ministério Público Eleitoral: o fiscal da lei no processo eleitoral;

- Técnicas de disseminação e replicação da experiência.

QUEM SERÃO OS PROFESSORES DO CURSO?

a) MÓDULO INTRODUTÓRIO/POLÍTICO

Prof. Dr. Carlos Eduardo Dieder Reverbel (UFRGS)

Prof. Alexandre Basílio Coura (TRE-RS)

b) MÓDULO ELEITORAL

Ângelo Soares Castilhos (TRE-RS)

Rafael Gonçalves Nunes (TRE-RS)

Thomas Rocha (TRE-RS)

c) MÓDULO DISSEMINAÇÃO

Rafael Ravazolo (TRE-RS)

CERTIFICADOS

Na primeira fase, aos alunos participantes, será fornecido certificado de 16 horas-aula, a fim de que possam os utilizar como horas complementares junto a seus respectivos cursos jurídicos.

Na segunda fase, conforme as atividades desempenhadas junto a escolas de nível médio, tais horas também serão devidamente certificadas.

INSCRIÇÕES

Faça aqui a sua inscrição.

Última atualização: quinta-feira, 30 ago 2018, 18:54