A Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGD-UFRGS) e o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), realizará o seminário "80 ANOS DA MORTE DE ASSIS BRASIL: cultura, legado e influência", em homenagem ao advogado, político, orador, escritor, poeta, prosador, diplomata e estadista Joaquim Francisco de Assis Brasil (1857-1938).
O evento, que será realizado no Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), abordará aspectos de sua trajetória política e sua influência no cenário jurídico-eleitoral brasileiros, no qual teve atuação destacada, sobretudo, na aprovação do primeiro Código Eleitoral e na criação da Justiça Eleitoral (1932).
Na ocasião também ocorrerá a republicação do texto "O Opportunismo e a Revolução", que não fazia parte dos acervos catalogados do autor. Esta obra, resultante de conferência pública realizada, em 1880, no “Club Republicano Academico”, foi localizada apenas em 2017 pelo IHGRGS.