Para encerrar o ano, a EJERS promove debate "Eleições em Revista" em 07.12.2018

As eleições de 2018 foram marcantes e inovadoras. Paradigmas fortemente estabelecidos foram quebrados e a internet foi protagonista nesse processo de ruptura. Há, portanto, um grande legado de aprendizados e de reflexões, para os quais a sociedade e a academia brasileiras devem se voltar: o uso das redes sociais, o debate sobre o sistema eletrônico de votação, o comportamento do eleitor e o resultado das urnas são alguns dos tópicos que exemplificam a riqueza de perspectivas experimentadas neste último pleito.

É necessário, pois, pensar e refletir sobre tais acontecimentos.

Esta é proposta do evento: passar o pleito em revista. O que pode ser aperfeiçoado para as eleições municipais vindouras? Como preparar melhor o eleitor e aumentar a confiabilidade do sistema eletrônico de votação de 2020?

Por isso, comemorando a nova fase da Revista do TRE-RS, a EJERS convidou membros do seu Conselho Editorial para debater e relatar como a sociedade avalia o último pleito e o saldo das eleições:

- Andre Marenco (Doutor em Ciência Política. Professor Titular de Ciência Política da UFRGS);

- Silvana Krause (Doutora em Ciência Política pela Katholische Universität Eichstätt Ingolstadt - Alemanha. Professora da UFRGS);

Para mediar o evento, o convidado é Cláudio Brito (Jornalista, apresentador do programa Bom Dia Segunda-Feira e comentarista na Rádio Gaúcha e no Bom Dia Rio Grande – RBSTV. Bacharel em Direito pela UFRGS, é Promotor de Justiça do MP-RS aposentado e professor universitário).

DATA: 07.12.2018

LOCAL: Plenário do TRE-RS

HORÁRIO: das 15h às 17h

INSCRIÇÕES: inscreva-se aqui

Regras para participação presencial dos servidores do TRE-RS no evento: 

Esse evento será considerado ação de capacitação interna (Política de Educação e Desenvolvimento - Resolução TRE-RS n. 242/2013, art. 6º, Parágrafo único, alínea "a"), logo: a) a carga horária do evento será considerada como efetivo exercício; b) as horas de participação serão consideradas para fins de concessão de adicional de qualificação. A participação no evento é aberta a todos os servidores do TRE-RS, mediante anuência da Chefia imediata. No caso dos colegas lotados nos Cartórios Eleitorais da região metropolitana de Porto Alegre e interior do estado, a participação dos interessados ocorrerá na modalidade convite (Política de Educação e Desenvolvimento - Resolução TRE-RS n. 242/2013, art. 21): 1. A participação se dará com anuência da chefia imediata ou Juiz Eleitoral, no caso do Chefe de Cartório; 2. Os custos das passagens para o deslocamento serão ressarcidos automaticamente a todos os servidores, mediante registro de presença no evento, atestado pela EJERS. Dúvidas podem ser encaminhadas para a SECAP (ver Cartilha do Servidor > Diárias e Passagens); 3. O servidor não terá direito ao percebimento de valores de diárias ou qualquer outra parcela, remuneratória ou indenizatória, de forma que os gastos não compreendidos no item 2 serão de sua responsabilidade. O inscrito deverá observar o estabelecido na Resolução TSE n. 242/2013 (art. 18), no caso de impossibilidade de comparecimento, de ausência ou de desistência de participação no evento. Ao inscrever-se, o servidor manifesta tacitamente CONCORDÂNCIA com as regras de participação acima. 

Inscrições: até às 18 horas do dia 06 de dezembro de 2018. 

Transporte das Zonas de Porto Alegre e dos Anexos para o Prédio Sede: solicitar até as 15 horas do dia 06.12.2018, pelo e-mail ejetransporte@tre-rs.jus.br. Após este período, não será mais agendado transporte para o evento. 

Certificados: a emissão será disponibilizada pelo site educa.enfam.jus.br após 10 (dez) dias da realização do evento. 

Registro das horas do evento nos assentamentos funcionais do servidor: cada servidor deverá enviar seu certificado, via Documento PAE, como procede nas atividades externas, para a Seção de Capacitação (Secretaria de Gestão de Pessoas).

Última atualização: segunda-feira, 17 dez 2018, 15:29