Servidores do TRE-RS avaliam participação no Curso de Extensão em Direito Eleitoral (EJERS-FMP via EAD)

Encerrou-se em dezembro de 2018 o Curso de Extensão em Direito Eleitoral, promovido pela EJERS, por meio da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), entidade conveniada com o TRE-RS. 40 servidores foram contemplados com o custeio integral, tendo sido priorizados na escolha aqueles sem formação jurídica e lotados em cartórios. Além destes, servidores indicados pela Secretaria Judiciária e pela Secretaria da Corregedoria, em razão das atribuições a serem desempenhadas nas Eleições Gerais, também foram beneficiados.

x

As avaliações apontam para a satisfação com a iniciativa. O curso de Extensão corresponde ao módulo de Direito Eleitoral do curso de  Especialização, ainda em desenvolvimento, alcançando mais de 85 servidores da Justiça Eleitoral. 

x

Compartilhamos síntese da avaliação que foi solicitada a todos os inscritos na atividade.

x

x

Sobre os critérios de seleção adotados para a determinação dos beneficiados, em que foram privilegiados os colegas lotados no interior do Estado (principalmente aqueles sem formação jurídica), dentre outras manifestações, colegas afirmaram:

x

x

Achei ótimo dar mais oportunidade aos servidores lotados no interior do Estado.”

x

Penso que essa foi uma excelente decisão, pois, nós que não temos formação jurídica às vezes nos deparamos com situações típicas do ‘direito’.

Esse curso foi muito proveitoso e será de grande valia no nosso dia-a-dia.”

x

Achei o critério justo e equilibrado, oportunizando novos conhecimentos e habilidades para os servidores, além de um grande estímulo ao aprendizado.”

x

A definição destes critérios são oportunos, pois colegas do interior do estado tem mais dificuldade de acesso a cursos e treinamentos

e aqueles que não possuem formação jurídica carecem de conhecimentos nesta área para exercerem suas funções nos cartórios.”

x

Tenho a convicção de que foi de grande valia, uma vez que foram privilegiados, em tese,

os servidores que mais necessitavam e que possuíam maior dificuldade de acesso para vir a um curso na capital.

x

"Foi um excelente procedimento da instituição, visto que há cargos que não exigem formação jurídica para o ingresso no TRE-RS,

mas para se executar com maior presteza as atividades do cartório o conhecimento do aspectos gerais do Direito Eleitoral é fundamental.”

x

Acredito ter sido uma bela iniciativa. Parabenizo aos idealizadores.”

x

x

x

Sobre a oportunidade de terem aula com renomados professores, tais como Marilda de Paula Silveira, Luiz Fernando Casagrande Pereira, Fernando Neisser, Denise Goulart Schlickmann e Rodrigo López Zilio, dentre outros que se destacam no cenário eleitoralista nacional, assim opinaram:

x

x

 Rodrigo López Zílio, utilização de casos reais associado ao planejamento de ideias.”

x

Fernando Neisser: facilidade em transmitir seus conhecimentos e clareza nas apresentações.”

x

Professora Marilda Silveira: didática ótima e muita simpatia e simplicidade.”

x

De modo geral, gostei de todos. Cada um nos trouxe temas instigantes e esclarecedores sobre os diversos vieses do direito eleitoral. Equipe nota dez!”

x

Foi extraordinária a oportunidade de conhecer um pouco de cada um dos professores. Em especial o professor Ingo Sarlet, em razão, da matéria abordada (Direitos fundamentais e políticos) 

e, ainda, pela capacidade de comunicação do mesmo. Mas cito, também, os professores Adriano Soares da Costa, Rodolfo Viana Pereira,

Marilda de Paula Silveira, Luiz Fernando Casagrande Pereira, Luiz Carlos dos Santos Gonçalves e Rodrigo Lópes Zílio pela excelência da aula.”

x

Todas as aulas foram importantes e reforçaram conhecimentos ou trouxeram novos conhecimentos, porém, em razão da importância dos temas no contexto do trabalho

e da clareza das exposições, destaco os professores Denise Goulart Schlickmann, que ministrou aulas a respeito das contas partidárias e eleitorais,

Suzana de Camargo Gomes e Luiz Carlos Gonçalves, que trataram do processo penal eleitoral.”

x

É praticamente impossível citar apenas um. Irei citar os dois que mais me identifiquei: Rodrigo López Zílio e Marilda de Paula Silveira. Zílio é muito claro e objetivo ao lecionar e Marilda,

além de se expressar muito bem, tem um ótimo estado de humor que faz com o aluno sempre fique atento aos detalhes da aula.”

x

 Adorei a professora Marilda de Paula de Silveira transmite o conteúdo com maestria, aptidão e objetividade. Sabe conquistar a atenção do aluno, utiliza exemplos de grande repercussão no Direito Eleitoral que proporcionam insights importantes na assimilação da matéria.”

x

Consegui assimilar melhor o conteúdo com os doutores Ricardo Breyer, Dr. Zílio, por explanarem o conteúdo de forma clara. Mas percebe-se, que todos são conhecedores das matérias colocadas.”

x

Marilda de Paula Silveira. Achei sua didática perfeita.”

x

x

x

Ainda, quando questionados sobre se recomendariam aos demais colegas do TRE-RS o Curso de Extensão em Direito Eleitoral da parceria EJERS-FMPparticipantes deram o seguinte depoimento:

x

x

 “Sim. Recomendaria. O conteúdo é excelente, como também os professores.”

x

Sim! Recomendo a todos que puderem, que façam o curso. Porque a atualização se faz necessária em todos os segmentos do conhecimento. De modo especial no direito eleitoral,

onde as mudanças acontecem com muita frequência. Quanto ao estudo à distância, sou um eterno defensor, principalmente pela flexibilidade que essa modalidade nos oferece.”

x

Sim, eu certamente recomendaria o curso, pela excelência do mesmo e pelas facilidades citadas acima. É muito compensador uma capacitação com recursos humanos tão completos.”

x

Recomendaria sim, foi muito gratificante ter a oportunidade de ouvir professores tão importantes e renomados falando sobre nosso cotidiano no cartório. Isso resgata a sensação de que

estamos engajados em uma estrutura maior, que existem pessoas, além de nós no cartório e TRE, discutindo a legislação, os processos, pensando em melhorias para todo o sistema.”

x

Sim, recomendo o curso a todos os colegas. A questão da flexibilidade de horários foi fundamental, considerando que estávamos em período eleitoral, no qual a demanda de trabalho é grande.”

x

Recomendaria, pelo fato de que ter essa noção do todo no âmbito eleitoral foi excelente, ainda mais quando se trata de direito eleitoral, em que se tem muita mudança na legislação em tão pouco tempo.

Quanto à forma EAD, foi muito bom, pois, por se tratar de um curso que teve uma carga horária alta (e isso foi ótimo), se fez possível planejar o meu tempo à carga horária do curso do curso.”

x

 “Recomendo o curso, visto que conteúdo abordado é de grande importância nas atividades do TRE-RS.Saliento que mesmo os colegas com formação jurídica precisam ser atualizados,

já que os aspectos do Direito Eleitoral transformam-se com as demandas da sociedade.”

x

Claro. O curso me trouxe uma carga de conhecimentos teóricos que poderemos usar no dia a dia cartorário.”

x

x

x

Aguarde as ações de capacitação para 2019!

Última atualização: segunda-feira, 14 jan 2019, 16:43