27/06/2025 – A primeira etapa do Projeto Vereador Mirim foi encerrada na tarde desta quinta-feira, 26, com a visita dos alunos da escola estadual Osvaldo Aranha à Câmara de Novo Hamburgo. Cerca de 50 estudantes participaram da última palestra pedagógica, que teve como foco o papel do Parlamento, a importância da participação dos jovens na política e os desafios no combate à desinformação. Um dos principais objetivos da ação é aproximar os jovens do funcionamento da democracia e incentivar o protagonismo juvenil.
As atividades iniciais foram ministradas pela diretora da Escola do Legislativo de Novo Hamburgo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, que falou sobre o papel da Câmara e a importância da democracia na construção de uma sociedade participativa. Ela também apresentou os parlamentares que integram a 19ª Legislatura, incentivando os jovens a conhecerem quem os representa e a se envolverem desde cedo com os espaços de decisão política.
Em seguida, Débora Vicente, chefe da Seção de Programas Institucionais da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), contou um pouco sobre a linha do tempo das eleições no Brasil, até o surgimento do sistema atual, por meio das urnas eletrônicas. A palestrante reforçou que a urna é um instrumento inviolável e que a desinformação deve ser combatida. "Diferente do que muitos pensam, o sistema das urnas não tem acesso a internet, o que impede invasões hackers", salientou.
Débora também alertou os estudantes sobre a necessidade de representação feminina na política. "Igualdade de gênero é parte essencial da democracia", afirmou, ao destacar problemas que poderiam ser solucionados com uma participação maior de mulheres nos parlamentos. Outra pauta levantada durante a palestra foi o combate às fake news. De forma lúdica, Débora apresentou aos estudantes algumas notícias com informações falsas, destacando a importância de analisar com atenção a veracidade dos conteúdos que consumimos no dia a dia.
Um dos momentos mais esperados da tarde foi a participação do público na simulação de votação em urnas eletrônicas, utilizando os mesmos equipamentos das eleições oficiais. Os estudantes também visitaram os setores administrativos da Câmara, incluindo os gabinetes parlamentares.
Tiago Ledur, professor de História da Osvaldo Aranha, afirmou ver no Projeto Vereador Mirim um instrumento fundamental para a formação dos estudantes e, consequentemente, para a melhoria da democracia no país. "Poder trazer os jovens para participar desse momento de votação, mesmo que de forma lúdica, é fundamental para que, no futuro, eles exerçam esse papel da cidadania", destacou.
Ao final, a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina, comentou sobre a satisfação em ver os resultados da primeira fase do projeto. "Eles saem daqui realmente incentivados a participar, não só do Vereador Mirim, mas também da vida política da cidade. Isso tem nos deixado bem felizes, porque esse é o objetivo do projeto", destacou. Agora, o programa segue para a próxima etapa: a capacitação dos alunos que atuarão como mesários e o acompanhamento das eleições dos vereadores mirins nas escolas.
Caderno do Vereador Mirim
Os alunos participantes da quinta edição do Vereador Mirim receberam um caderno especial, que substitui a tradicional revista pedagógica utilizada até então. Com capa dura, linguagem acessível, ilustrações, jogos, adesivos e páginas coloridas, o novo material foi desenvolvido para tornar o aprendizado mais atrativo e participativo.
Além de acompanhar os conteúdos do programa, o caderno poderá ser utilizado no dia a dia escolar, apoiando atividades dentro da sala de aula. A criação foi coordenada pela Gerência de Comunicação Social da Câmara, com projeto gráfico e editorial assinados pela jornalista Maíra Kiefer e pela estagiária de design Julia Auler.
Texto: CMNH, Imagens: Pyetra Trindade/CMNH