Com 10 pré-candidatos a vereadores mirins, a EMEB Machado de Assis foi a quarta instituição de ensino a conhecer a Câmara de Novo Hamburgo por meio do Projeto Vereador Mirim, em visita realizada na tarde desta quinta-feira, dia 22. Desta vez, cerca de 70 alunos da escola aprenderam mais sobre o papel do Parlamento, a importância da participação política e os desafios no combate à desinformação. Um dos principais objetivos da ação é aproximar os jovens do funcionamento da democracia e incentivar o protagonismo juvenil.

Ministrada pela diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, a palestra inicial falou sobre o papel da Câmara e a importância da democracia na construção de uma sociedade participativa. Ela também apresentou os parlamentares que integram a 19ª Legislatura, incentivando os jovens a conhecerem quem os representa e a se envolverem desde cedo com os espaços de decisão política. Em seguida, um servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), parceiro do projeto, apresentou uma palestra sobre o tema.

Jônatas da Costa, da Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto (EJERS), falou sobre o funcionamento da Justiça Eleitoral, o uso da urna eletrônica e os desafios relacionados à desinformação eleitoral. O palestrante destacou que a única maneira de combater a desinformação é por meio da educação. Nesse sentido, ressaltou a importância de iniciativas como o projeto Vereador Mirim, que contribuem para a formação dos jovens, ampliando o conhecimento sobre o funcionamento da urna eletrônica e fortalecendo o discernimento em relação à democracia participativa. Ao final, Jônatas enfatizou que, ao falarmos sobre instituições como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a Justiça Eleitoral, seja de forma positiva ou negativa, é fundamental lembrar das pessoas que atuam nesses órgãos, comprometidas com a realização de eleições seguras e transparentes. “As instituições são feitas de pessoas”, concluiu.

Um dos momentos mais esperados da tarde foi a participação do público na simulação de votação nas urnas eletrônicas - os mesmos equipamentos das eleições oficiais. Os estudantes também visitaram os setores administrativos da Câmara, incluindo os gabinetes parlamentares e o estúdio da TV Câmara NH.

Os alunos receberam um caderno especial, que substitui a tradicional revista pedagógica utilizada até então. Com capa dura, linguagem acessível, ilustrações, jogos, adesivos e páginas coloridas, o novo material foi desenvolvido para tornar o aprendizado mais atrativo e participativo.

Texto e imagens: Câmara Municipal de Novo Hamburgo


VM NH 2025-3 1

VM NH 2025-3 2

VM NH 2025-3 3

VM NH 2025-3 4

VM NH 2025-3 5

VM NH 2025-3 6


Última atualização: Tue, 27 M05 2025, 14:16