Novo Hamburgo conclui eleição de vereadores mirins, com urnas eletrônicas
O Projeto Vereador Mirim, da Escola do Legislativo de Novo
Hamburgo – uma parceria com o Programa Lideranças do Futuro do TRE-RS,
coordenado pela EJERS –, finalizou, na sexta-feira (7), uma de suas principais etapas:
a eleição dos 20 estudantes, entre titulares e suplentes, que ocuparão os cargos
de vereadores mirins no município.
O processo eleitoral ainda será concluído com a diplomação dos eleitos durante a sessão plenária da Câmara do dia 16 de agosto. Após essa etapa, os jovens parlamentares passarão a atuar junto ao legislativo municipal, levando as demandas de suas comunidades escolares e aprendendo sobre política e sobre o funcionamento da Casa.
No total, sete instituições de ensino locais – públicas e particulares – participam do projeto. Quase 2 mil estudantes tiveram seu primeiro contato com eleições em urnas eletrônicas ao longo da semana passada.
Na etapa anterior, realizada de março a junho de 2023, os alunos – todos dos últimos anos do ensino fundamental – assistiram, no plenário da Câmara, a palestras realizadas por servidores da Justiça Eleitoral e da Escola do Legislativo sobre temas como democracia, cidadania e voto eletrônico, e sobre o trabalho dos vereadores da cidade.
A eleição transcorreu com tranquilidade e foi considerada um sucesso pelas instituições envolvidas. “É um projeto belíssimo em que nós participamos de todo o processo de formação de cidadania política, trazendo o voto eletrônico como ator principal, com segurança e transparência. Que eles possam saber não só como votar, mas como participar como candidatos e possíveis vereadores mirins. Uma ação que certamente gostaríamos de replicar no maior número de municípios do Estado”, afirmou o coordenador da EJERS, Carlos Vinicios Cavalcante.
Fotos: CMNH