História da conquista do voto feminino é tema de Aula de Abertura do Ano Letivo da EJERS

A Aula de Abertura do Ano Letivo 2021 da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) será realizada no dia 11 de março, às 16h, com o tema "As filhas de Eva querem votar: uma história da conquista do sufrágio feminino no Brasil", ministrada pela historiadora Mônica Karawejczyk. O evento acontece no formato de live no Canal EJERS no YouTube.

A aula, que terá abertura do presidente do TRE-RS e diretor da EJERS, desembargador André Villarinho, integra a Semana Nacional da Mulher, promovida pelo TSE e pelos TREs em alusão ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Ao todo, serão mais de 15 palestras e outros eventos virtuais, que trazem o questionamento: "O que querem as mulheres?". Confira a programação abaixo.

No RS, a questão do voto feminino será abordada de uma perspectiva histórica. Mônica Karawejczyk é doutora, bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente, é pós-doutoranda, pesquisadora e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em História da PUCRS.

Na mesma ocasião, será lançada a Edição N. 49 (Julho/Dezembro de 2020) da Revista do TRE-RS, que traz artigos científicos sobre inelegibilidade, liberdade de expressão, desinformação, propaganda eleitoral, acessibilidade e outros assuntos das áreas de direito e eleições. O editor da publicação, desembargador eleitoral Miguel Ramos, fará a apresentação da edição.


filhas de eva card

programação semana da mulher 1

programação semana da mulher 2

programação semana da mulher 3

programação semana da mulher 4

Última atualização: quarta-feira, 10 mar 2021, 14:27