Faculdade Estácio participa da primeira edição do programa "Visita TRE" do ano

A Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) realizou, em 19.03.2019, a primeira edição de 2019 do Programa Institucional "Visita TRE". O evento reuniu cerca de 60 estudantes da Faculdade de Direito Estácio de Sá no plenário do TRE-RS, com a finalidade difundir conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral e o próprio Direito Eleitoral.

Na ocasião, os alunos, acompanhados pelas Professoras Marilise Kostelnaki Bau, Coordenadora da Faculdade de Direito da Estácio RS e Patricia Fontes Marçal, Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Estácio, ouviram a exposição do do servidor Ângelo Soares Castilhos, Chefe da Seção de Estudos Eleitorais do TRE-RS.  

Ao longo da palestra, o servidor explicou aos estudantes a estrutura de funcionamento da Justiça Eleitoral, as diferentes possibilidades de atuação profissional existentes na área e temas de cidadania como corrupção e processo eleitoral. Ele também esclareceu as dúvidas dos participantes relativas a temas eleitorais, como o fundo para campanhas, votos nulos e brancos, seleção de mesários, segurança da urna eletrônica, assim como questões ligadas a processos penais e judiciais do pleito.

No final da palestra, os estudantes foram convidados a acompanhar a sessão plenária.

Para a coordenadora pedagógica do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Estácio de Sá, Professora Patrícia Marçal, "esta visita significa uma aproximação da Justiça Eleitoral com a sociedade e a oportunidade de um maior entendimento prático dos alunos em relação aos ensinamentos teóricos lecionados pelas instituições de ensino."

A estudante de Direito Fernanda Inácio afirmou que "entender sobre como o processo eleitoral funciona é algo essencial para a cidadania e que os aprendizados do evento serão válidos para a sua formação."

Já o palestrante Ângelo Soares Castilhos acredita "que esta aproximação estabelecida com a universidade está de acordo com um dos objetivos da EJERS, que é o incentivar a prática da cidadania por meio da transmissão de maiores entendimentos sobre os serviços prestados pela Justiça Eleitoral".

Com informações da ASCOM / TRE-RS

Veja aqui as galerias de fotos do evento: GALERIA 1 e GALERIA 2.

Última atualização: quarta, 20 Mar 2019, 17:53