EJERS participa de evento sobre participação feminina na política em Uruguaiana

Na sexta-feira (28/4), a Câmara Municipal de Uruguaiana promoveu o evento "Mulheres no Legislativo e Participação Política", alusivo ao Dia Nacional da Mulher, comemorado em 30 de abril, conforme Lei Federal nº 6.791/80.
A diretora-geral do Senado Federal, Ilana Trombka, fez a abertura do evento. Ela afirmou que "a efetiva participação de mulheres na política salva vidas" e elogiou a iniciativa dos vereadores de Uruguaiana.
Em seguida, quem palestrou foi a chefe da Seção de Programas Institucionais da EJERS, Débora do Carmo Vicente, que discorreu sobre a importância da participação feminina na política, destacando que a diversidade contribui diretamente para uma sociedade mais democrática e inclusiva. A servidora do TRE-RS apresentou dados estatísticos que demonstram o déficit democrático brasileiro em um quadro mundial, causado pela sub-representação de mulheres na política nacional.
Após uma apresentação cultural, foi lançada a "Galeria da Vereadora", um espaço físico na recepção da Câmara, e em formato digital no site da instituição, para resgatar e preservar a história das 14 mulheres que já exerceram a vereança em Uruguaiana.
Para o encerramento do evento, o TRE-RS foi representado pela desembargadora eleitoral Kalin Cogo Rodrigues, ouvidora especializada em gênero, raça e diversidades, que apresentou o novo canal de escuta, acolhimento e orientação do Tribunal direcionado a todos e todas que se sintam vítimas ou tenham informações sobre casos de violência política ou assédio e discriminação pela sua identidade, gênero e/ou raça.

Debora inaugura 1

Débora palestra 3

Desa Kalin palestra

Desa Kalin e Débora URU

Geral uruguaiana

Última atualização: quarta-feira, 3 mai 2023, 11:32